sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cuidados com a saúde dos idosos no verão





O verão iniciou em 21 de dezembro e desde então os termômetros estão nas alturas, o que para os idosos pode ser muito prejudicial em decorrência de alterações no sistema nervoso e circulatório.

De acordo com a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) este período requer mais atenção e cuidado para que os idosos mantenham-se com saúde e qualidade de vida.

Os idosos reagem de maneira diferente ao calor e à baixa umidade. Com o avanço da idade, sofrem alterações naturais nos mecanismos de controle térmico do organismo e de envio de estímulos cerebrais relacionados à sede, o que propicia quadros de desidratação.

Alterações no sistema circulatório

Na terceira-idade, o organismo humano reduz a sua capacidade de regular sua própria temperatura, por isso, as trocas de calor, que normalmente levam o sangue para todas as partes do corpo e aquecem os tecidos, ficam prejudicadas fazendo com que os idosos sintam mais frio do que os jovens.

A percepção de calor dos idosos fica alterada, fazendo com que eles acabem sentindo frio mesmo expostos à altas temperaturas. Para esquentar o corpo, os idosos optam por usar roupas mais pesadas e grossas que comprometem a hidratação do organismo.

Por que faço tanto xixi se bebo pouca água?

A soma é muito desigual: pouca água e muita eliminação. O organismo não tem como compensar tal desequilíbrio.

Com o passar dos anos, nosso sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar para o corpo, os estímulos nervosos responsáveis pela sensação de sede e pelo controle da urina. Isso faz com que os idosos bebam pouca água, mesmo no verão, e urinem com bastante frequência.

O problema é que bebendo pouca água e perdendo nutrientes e sais minerais através da urina e do suor, os idosos ficam desidratados. A consequência disso é mal-estar e cansaço: A soma é muito desigual: pouca água e muita eliminação. O organismo não tem como compensar tal desequilíbrio, daí a desidratação e a sensação de mal-estar.

Hipertensão x desidratação

Comum em mais de 40% dos idosos, a doença se caracteriza pela alta da pressão arterial, causando mal-estar e perigo de problemas cardíacos, caso não seja controlada.

O problema, não está nas alterações metabólicas que a hipertensão causa, mas nos medicamentos usados para controlá-la. Os remédios mais eficazes para hipertensão são diuréticos e, por isso, fazem com que os idosos urinem ainda mais, perdendo muito líquido e podendo causar desidratação grave.

Em idosos com diabetes, a taxa de açúcar - quando não controlada -, altera a absorção de líquidos pelo organismo, fazendo com que ele, em um processo de autocompensação, tente diminuir o nível de diluição do sangue para fornecer a água necessária à manutenção de suas funções vitais.

Pacientes diabéticos, quando expostos à altas temperaturas, tendem a perder uma quantidade de água ainda maior do que a causada pela doença e isso faz com que os riscos de desidratação sejam bastante perigosos. Além da exposição ao calor, os idosos perdem ainda mais água, não sentem sede e, por isso, não fazem a reposição de líquidos. O resultado não poderia ser outro a não ser a desidratação.

Cuidado redobrado durante as atividades físicas, pois o aumento da temperatura corporal e da transpiração podem causar hipertermia (popularmente chamada insolação) e desidratação grave.




Como amenizar os efeitos do calor nos idosos e passar o verão com saúde e qualidade de vida:


-Evite usar roupas pesadas no verão, isso dificulta ainda mais a troca de calor do corpo. Use roupas leves, de algodão e com cores claras.

-Tome muita água (em média 2 litros por dia), mesmo sem sentir sede e mantenha uma garrafa com água sempre perto. Sucos, chás e água de coco também podem ser utilizados, pois tem melhor aceitação pelos idosos...

-Mantenha os ambientes arejados/ventilados.

-Use óculos de sol e bonés/chapéus.

-Evite atividade física, em especial ao ar livre, na parte mais quente do dia (entre 10h e 16h).

-Utilize protetor solar e tome banho em temperatura mais fresca.

-Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação.

-Evite refeições "quentes". Dê preferência a alimentos como frutas, verduras, legumes pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem mais refrescantes. Sorvetes também devem ser consumidos. Alimente-se a cada 3 horas.

-Faça o controle médico de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, mas fique atento às mudanças que devem ser feitas no tratamento durante o verão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário