quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia de hoje, 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data é celebrada pela ONU desde 1972 e mesmo assim ainda precisamos fazer muito mais...
Então hoje decidi postar algumas dicas para aliviar o estrago que estamos fazendo no planeta e ainda por cima, melhorar a nossa saúde.


1. Recicle e reutilize!
Recicle e reutilize coisas antigas mas que ainda podem servir. Vale qualquer coisa. Móveis antigos, portas podem virar mesa, pneus que podem virar pufes, cascas de frutas e legumes podem servir para uma nova receita ou como adubo... Precisamos ser criativos!

2. Não use tanto papel e plástico
Prefira guardanapos e toalhas de pano ao invés das descartáveis. Use os dois lados da folha para imprimir. Cancele correspondências desnecessárias. E o plástico? Leve sua canequinha para o trabalho, ao invés de puxar um copo toda vez que sentir sede.

3. Nas compras
Evite usar milhares de sacolinhas plásticas. Leve a sua sacola de pano e prefira produtos com pouca embalagem. Use pilhas recarregáveis. Dê preferência aos refis.

4. Cultive plantas
Plante uma árvore, tenha plantas em casa ou quem sabe uma hortinha. É fácil, barato e também ajuda o meio ambiente.

5. Deixe seu carro na garagem.
Tente pelo menos, uma vez na semana, utilizar outro meio de transporte para ir ao trabalho. Vale ir a pé, de bicicleta, trem, metrô, ônibus, ou até unir os amigos para uma carona. O importante é que com menos carros nas ruas, a poluição e o trânsito ficam menores e você ainda aproveita para observar a cidade, conversar com os amigos...

6. O seu lixo é o lixo de todos
Para mim, um dos ítens mais importantes. Infelizmente ainda não temos uma coleta seletiva eficiente e abrangente, mas isso não é desculpa para jogar todo lixo de qualquer jeito. Aprenda a separar o seu lixo para que possa ser reciclado. Leve em postos de coleta os materiais recicláveis e o óleo de cozinha. NUNCA despeje o óleo na pia.
Móveis e colchões velhos, eletrodomésticos quebrados também não devem NUNCA ser jogados nas ruas ou nos rios. Existem dezenas de instituições de caridade que retiram essas doações e em São Paulo a prefeitura realiza periodicamente as chamadas operações limpeza onde caminhões retiram esse tipo de lixo que os coletores não pegam.

Faça sua parte, ela é muito importante para o nosso planeta. A nossa vida agradece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário