quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Gengibre: Analgésico, Antidepressivo e Emagrecedor!


Dores? Provavelmente você também faz parte do time dos que sentem dor crônica. E sabe-se que pode ser totalmente insuportável às vezes.

Tomar analgésicos pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais, que em alguns casos, podem até ser mortais. Drogas analségicas e outros AINEs (medicamentos antiinflamatórios) têm sido associados a danos nos rins, anemia, palpitações cardíacas e hemorragia gastrointestinal.

Mas existe um analgésico que não tem efeitos colaterais. Esse analgésico se chama Gengibre.

Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc. Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas antiinflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.

Além disso, o gengibre queima gorduras, portanto, é bom para quem esta acima do peso. O gengibre é um fortíssimo aliado na luta contra a balança. Ele tem ação termogênica que ajuda a transformar as calorias em energia para o seu corpo. O gengibre ainda melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Dá uma “turbinada” no seu ânimo. Quem tem enjoos, enxaqueca, gripes, gastrite ou úlceras tem nesta planta um forte aliado também.

Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos e outras drogas antidepressivas ou estimulantes, passe a consumir o Gengibre. Que pode ser utilizado como:

Tempero: Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.

Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vende gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas. Procure por um extrato com gingerols 5%.

Compressa: Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas: Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.

Chá: É barato. O gosto é ótimo. E cura. Ferva 4 copos de água, desligue, adicione um pedaço de 5 cm de gengibre e deixe em infusão por 15 minutos aproximadamente, coloque limão e mel a gosto. Se preferir use laranja no lugar do limão. O chá está pronto! Basta coar e se deliciar com ele gelado ou quente.

Farinha: Corte o gengibre em fatias finas e deixe secando na sombra por uma semana. Depois, bata no liquidificador até virar pó. O ideal é consumir uma colher (sopa) da farinha de gengibre por dia, acrescentando-o aos sucos, iogurtes, frutas, leite ou sobre os alimentos. Essa farinha pode ser conservada em um recipiente fechado por até seis meses.

Cápsulas: As cápsulas podem auxiliar na dieta, mas não com o mesmo resultado do gengibre ao natural. O recomendado é tomar 3 cápsulas de 500 mg por dia, uma antes de cada refeição.

Dica:

o gengibre não deve ser fervido, pois perde as suas propriedades.

O ideal é consumir no máximo 1/2 litro do chá por dia, após as refeições.


Fonte: Conteúdo Beleza - http://www.conteudobeleza.com.br/conteudoExtra.aspx?id=4012

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, Beatriz! Dizem que é nos momentos mais difíceis que aprendemos as maiores lições. Devido a uma dor crônica no cóccix tive o prazer de conhecer o trabalho maravilhoso dos fisioterapeutas e na busca constante pelo alívio da dor, estou estudando muito gengibre em forma de emplasto, chá e pedacinhos nas refeições. Parabéns e sucesso, Beatriz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Roberta,
    Espero que tenha gostado do blog.
    Na barra lateral do lado direito você pode se tornar membro do blog e também cadastrar seu email para receber as postagens.
    Participe!
    Att, Beatriz

    ResponderExcluir