terça-feira, 24 de janeiro de 2012

11ª Caminhada Agita Mundo - Juntos para uma vida ativa e feliz - Dia 01 de abril


Após 15 anos de implantação do Programa Agita São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com a assessoria técnico-científica do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde por meio da prática regular de atividade física. À sua luz surgiu o Programa Agita Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, ultrapassando também as fronteiras nacionais com o Agita América.

Considerado programa modelo de promoção da saúde pela Organização Mundial da Saúde – OMS foi decidido durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física. Desta forma nascia o Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo que pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente.

A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física. O evento da celebração de Agita Mundo em 2011 logrou organizar mais de 2500 eventos em diversos países do mundo. Em São Paulo, o Programa Agita São Paulo por meio de seus mais de 400 parceiros institucionais, reuniu mais de 15.000 pessoas na caminhada do MASP na Av. Paulista à Assembléia Legislativa no Ibirapuera.

Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes.

Participantes
Considerando os eventos anteriores, o público estimado para o evento na cidade de São Paulo varia de 15.000 - 20.000 pessoas incluindo grupos mobilizados em ônibus e transportes coletivos de todos os cantos da cidade de São Paulo e Região Metropolitana:

Escolares da rede Pública de Educação
Unidades do Programa Saúde da Família
Academias
Colaboradores de empresas, clubes, associações, hospitais, sociedades médicas e civis, entidades governamentais
Cadeirantes e portadores de necessidades especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário