domingo, 30 de outubro de 2011

Dia 30 de outubro - Dia de Luta contra o Reumatismo

Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo

 O termo reumatismo, a rigor, não trata de uma doença em particular, mas de um grande número delas, todas no sistema músculo-esquelético. As doenças reumáticas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação, provocando dores e até mesmo incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada.

São mais de 130 tipos de doenças reumáticas existentes, entre elas, as mais conhecidas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatóide.
O dia 30 de Outubro tem a finalidade de alertar a população para o diagnóstico precoce não só para a prevenção do reumatismo, mas para todas as doenças, afinal, sabemos que é através de um diagnóstico precoce que muitas das doenças têm maior eficácia no tratamento. Ao contrário do que se pensa o reumatismo não é uma doença que atinge apenas os idosos e pode dar sinais desde a infância.

Como detectar o reumatismo? A causa muitas vezes é desconhecida, os sintomas são inflamações ou dores nas articulações e podem aparecer como uma simples tendinite, que, se não tratada corretamente, pode se tornar uma artrite reumatóide.

A doença pode ser evitada com hábitos saudáveis, exposição ao sol, a pratica de exercícios físicos, alimentação rica em cálcio e vitamina D, são alguns dos fatores que contribuem para essa prevenção.

O tratamento pode envolver desde pratica de atividades físicas, a ingestão de medicamentos.Com uma abordagem multiprofissional e o tratamento adequado a doença é controlada. A fisioterapia é de grande importância no tratamento destes pacientes, com abordagens distintas, como o uso de eletroterapia analgésica, terapias manuais, massagens, exercícios no solo e hidroterapia.

Infelizmente as notícias sobre novos medicamentos não são as mais animadoras. Segundo a ANAPAR, Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos, existe um pedido de agilidade na incorporação de três novos medicamentos solicitados há mais de quatro anos ao Ministério da Saúde, mas ainda não houve resposta.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia disponibilizou cartilhas de orientação aos pacientes. Eis abaixo os links:

Cartilha de Artrite Reumatóide:
http://reumatologia.org.br/mural/arquivos/Cartilha%20artrite.pdf

Cartilha de Fibromialgia:
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20fibromialgia.pdf

Cartilha de Lupus
http://reumatologia.org.br/mural/arquivos/LES_Cartilha_PDF_COMPLETO_2011.pdf

Cartilha de Osteoartrite
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20osteoartrite.pdf

Cartilha de Osteoporose
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20osteoporose.pdf
Cartilha da Síndrome do Anticorpo Fosfolipideo
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20saf.pdf
 
Fonte: http://www.reumatologia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário