quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ataque Cardíaco - apnéia do sono aumenta o risco de complicações, diz estudo

A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é caracterizada por episódios recorrentes de pausas da respiração decorrentes da obstrução da faringe, estrutura localizada na garganta.As consequências imediatas são quedas da concentração de oxigênio no sangue e um sono fragmentado e superficial.

Além de poder causar vários sintomas, incluindo ronco, sonolência excessiva diurna, perda de memória e importante piora da qualidade de vida, existem evidências crescentes que a SAOS deve ser encarada como uma doença que aumenta o risco cardiovascular.

Pesquisadores brasileiros investigaram se a presença de sintomas compatíveis com SAOS, em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA), conhecida popularmente como ataque cardíaco, prediz o risco de complicações cardiovasculares durante hospitalização.

Um grupo de 200 pacientes com diagnóstico de SCA foram avaliados pelo Questionário de Berlim (QB). O QB é utilizado para avaliar a probabilidade da presença da SAOS.Os pacientes eram classificados como alto ou baixo risco de SAOS.

Foi testado se subgrupo de alto risco para SAOS apresentaria uma maior tendência à complicações cardiovasculares como angina recorrente, insuficiência cardíaca (coração fraco) ou acidente vascular cerebral (derrame cerebral) durante a hospitalização.

Noventa e quatro (47%) dos pacientes identificados pelo QB apresentavam suspeita de SAOS.Alto risco para SAOS estava associado com uma maior incidência das complicações cardiovasculares citadas acima.

Os autores do estudo concluíram que o uso de um questionário simples e validado (QB) para identificar pacientes com risco mais elevado de SAOS pode ajudar a prever complicações cardiovasculares durante a hospitalização de paciente vítimas de um ataque cardíaco.



Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

http://portaldocoracao.uol.com.br/infarto-do-miocardio/ataque-cardiaco-apneia-do-sono-aumenta-o-risco-de-complicaces-diz-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário