quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campanha Viva sem Dor



Viva Sem Dor é uma campanha educativa do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho baseada em ações educativas e gratuitas para a população leiga e profissionais da área da saúde a respeito do tratamento multidisciplinar para a dor crônica. Seu tema segue em alinhamento – pelo terceiro ano consecutivo – com a campanha da IASP – International Association for the Study of Pain (USA), a maior referência mundial sobre o assunto.


Em 2008 foi trabalhado a dor da mulher.

Em 2009 a dor oncológica e agora,

Em 2010, o foco é a dor musculoesquelética.


O que é a dor musculoesquelética?

Os distúrbios musculoesqueléticos são os principais causadores de dor em adultos, apresentando-se geralmente de forma crônica ou aguda, em ossos, articulações, músculos ou estruturas circunjascentes. De modo geral, afetam a qualidade de vida por comprometer a amplitude de movimentos e gerar dor.

A origem da dor musculoesquelética costuma ser decorrente de predisposição genética, por consequência do esforço repetitivo, do uso excessivo, e de desordens relacionadas ao trabalho, que acabam por lesionar as estruturas do movimento.

O problema afeta cerca de 33% dos adultos na forma crônica, gerando índices de até 30% de absenteísmo e prejuízos de diversas ordens para seus portadores e a sociedade como um todo. É o tipo de dor com mais consequências sócio-econômicas em todo mundo.

A dor lombar é o exemplo mais comum da dor musculoesquelética, afetando mais de 80% da população em alguma fase de sua vida, seguida de tendinite, mialgias e fraturas por esteresse.

Homens e mulheres têm predisposições distintas quanto à dor musculoesquelética. Nos homens, a incidência por lesão devida ao esforço excessivo por levantamento de peso é 1,3 vezes maior que nas mulheres. O sexo feminino, no entanto, apresenta taxas mais elevadas na síndrome do túnel do carpo, sendo cerca de 3 vezes mais frequente que no sexo masculino, assim como apresenta 2,3 vezes mais ocorrência de tendinite, e 2 vezes mais lesões causadas por movimentos repetitivos.

É importante destacar que a dor muscular pode ser referida à articulação na qual o músculo está inserido. Por esta razão, dor articular não implica necessariamente em doença articular. A origem pode estar em um dos músculos vizinhos.


Transcrito do folder explicativo da Campanha Viva sem dor! - Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional - Hospital Nove de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário