quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campanha Viva sem dor - O tratamento da dor musculoesquelética

A dor musculoesquelética aguda requer tratamento convencional, que deve abranger repouso, imobilização inicial, aplicação de frio e, subsequentemente, exercícios. Anti-inflamatórios não hormonais nem sempre são mais efetivos quanto o Paracetamol ou placebo. Injeções de esteróides podem ser eficazes por algumas semanas, mas não são mais eficazes do que uma injeção isolada de anestésico local ou outros tratamentos.

Para as dores agudas no pescoço, a melhor terapia consiste em tranquilizar o paciente e apoiá-lo a continuar com suas atividades normais e a fazer exercícios para manter o pescoço móvel. Nas lombalgias agudas, também orienta-se para a tranquilização e para que o paciente mantenha-se ativo, evitando terapias passivas.


O tratamento da dor musculoesquelética crônica tem diversas alternativas, mas modelos biopsicossociais propõem que os fatores psicológicos e sociais devem ser incluídos junto com as variáveis biológicas na compreensão da doença.


São efetivos também os tratamentos com abordagem interdisciplinar. Desta forma, considera-se que o tratamento psicológico necessita ser integrado simultaneamente com outros componentes terapêuticos, tais como terapia física e conduta medicamentosa.


No campo físico, embora o repouso possa ser indicado em raros momentos, o contrário se faz necessário para que seja possível a melhora funcional das atividades do indivíduo.


Infelizmente, a recuperação das mudanças teciduais fibróticas introduzidas pela inflamação é pequena, mesmo com a parada completa dos esforços ou atividades por até 12 meses. Dessa forma, a dor resultante de cicatriz fibrótica é crônica.


Esgotadas todas as opções de tratamento de reabilitação por métodos convencionais e não invasivos, pode-se indicar procedimentos cirúrgicos de diversos portes e finalidades, que serão orientados de acordo com o perfil e a necessidade de cada paciente.


Transcrito do folder da Campanha Viva sem dor - Entendendo as dores musculoesqueléticas - Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional - Hospital Nove de Julho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário