quinta-feira, 27 de maio de 2010

CORPOS – A EXPOSIÇÃO - DÚVIDAS FREQUENTES

1 - O que é conservação em polímero?
A conservação em polímero é o processo usado para conservar os espécimes mostrados em Corpos - A Exposição. É um processo revolucionário através do qual tecidos humanos são conservados permanentemente através do uso de borracha de silicone líquida. Isto previne o processo natural de desintegração, tornando os espécimes disponíveis para estudos por tempo indeterminado.

2 - Como funciona este processo?
Especialistas em anatomia fixam um espécime em produtos químicos para interromper temporariamente o processo de decomposição. A seguir, fazem a dissecação de estruturas importantes. Toda a água é removida e substituída por acetona. Depois, o espécime é colocado em silicone líquido em câmara de vácuo. No vácuo, a acetona se transforma em gás que é completamente substituído pelo polímero. A seguir, o polímero é endurecido. O resultado final é um espécime seco, conservado por tempo indeterminado, sem cheiro e sem produtos químicos tóxicos. Continua tendo aspecto igual ao original, mas funciona como se fosse de borracha.

3 - Quanto tempo é necessário para completar o processo de conservação?
O tempo de conservação é variável, para um órgão pequeno uma semana basta. O preparo de um corpo inteiro leva até um ano para ser finalizado.

4 - O processo de Conservação em Polímero é novo?
O processo está sendo desenvolvido e aperfeiçoado nos últimos 30 anos.

5 - Como os espécimes do Setor do Sistema Circulatório são conservados?
Os vasos sanguíneos são preenchidos com um polímero e, depois, os demais tecidos são removidos. Esse processo é denominado molde por corrosão.

6 - Quanto tempo os corpos duram?
Os primeiros espécimes, feitos na década de 1970, ainda estão sendo usados em faculdades de medicina de vários países. Eles duram muito tempo.

7 - Esta Exposição está sendo apresentada em outras cidades?
A Exposição ocorre em várias cidades ao mesmo tempo, em vários países. Para obter informações atualizadas, visite o site www.bodiestickets.com.

8 - Quanto tempo leva a visita à Exposição?
Geralmente, a visita leva, aproximadamente, de 1hora a 1 hora e 30 minutos. Isto varia de pessoa a pessoa e depende do tempo gasto para examinar cada espécime e ler as informações.

9 - A que faixa etária se destina a Exposição?
O ensino da anatomia e fisiologia humanas é essencial à educação de todas as crianças. Recomendamos que crianças visitem a Exposição acompanhadas de professores ou pais, isto é, da presença de um adulto. Temos certeza de que a Exposição pode oferecer uma experiência singular para toda a família: uma rara oportunidade para abrir os olhos das crianças, mostrando o que nenhum livro apresenta. Aprenderão as complexidades do corpo humano e a importância da alimentação adequada, de atividades físicas e de opções por estilos de vida saudáveis, como evitar o uso de álcool e drogas.

10 - Os globos oculares são reais?
A maioria dos globos oculares de nossos espécimes é artificial. Mas alguns podem ser reais. Nestes, os cristalinos foram substituídos. Uma boa maneira de verificar a diferença é usar uma caneta laser. Apontando o laser para a esclera, a parte branca do olho, verá que o olho artificial brilha.

11 - Os músculos, veias e artérias realmente têm esta cor?
Não. Um polímero colorido é usado para salientar as estruturas musculares e o papel das veias e artérias. Porém, a cor negra dos pulmões doentes é real.

12 - Quais os temas referentes à saúde são enfatizados na Exposição?
Corpos - A Exposição permite que os visitantes aprendam mais sobre seus próprios corpos e ensina como cuidar da sua saúde e optar por estilos de vida saudáveis. Esta Exposição ajuda a verem e compreenderem as doenças de seus amigos e familiares de maneira totalmente nova, enfatizando problemas de saúde, como obesidade, câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. A Exposição também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por fumo ou ingestão excessiva de alimentos.

13 - Qual a parte do corpo mais difícil de conservar?
O cérebro é a parte mais difícil de conservar, por ser composto principalmente de lipídeos (gorduras) e água. Durante o processo de conservação em polímero, o cérebro pode encolher significativamente, se não for tomado grande cuidado na fase de desidratação. Para minimizar este problema, o cérebro é desidratado em acetona fria, mantendo, assim, a forma e tamanho originais.

14 - Por que usar espécimes humanos ao invés de modelos construídos?
Segundo o Dr. Roy Glover, diretor médico de Corpos - A Exposição: “Ver propicia a compreensão e compreender propicia a melhor educação prática sobre o corpo humano. O corpo não mente”. Diferente de modelos que idealizam o corpo através do olhar de um artista, os espécimes desta exposição mostram o corpo e suas partes como realmente são. Modelos idealizados foram usados por muitos anos para ensinar. Porém, não permitem mostrar nenhuma alteração na estrutura ou patologias, o que é importantíssimo para nos darmos conta de como nossos corpos são especiais, únicos, sem similar. Como estudantes de medicina e outras pessoas têm cada vez menos tempo para estudar anatomia, é ainda mais importante ter à disposição estes espécimes originais, para que entendam melhor a anatomia e tenham alguma noção das variações que ocorrem no organismo humano.

15 - As sobrancelhas são reais? Por que as mantiveram?
Sim. As sobrancelhas são mantidas nos espécimes para lhes dar algumas características naturais da face, apesar de a pele do rosto e do corpo ter sido removida. A presença das sobrancelhas também propicia aos visitantes uma idéia de como a conservação em polímero pode ser usada para conservar até as menores e mais finas estruturas de nosso corpo, ou seja, os cabelos ou pelos.

Site da exposição: www.corpos-sp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário