terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ouvir Música na Sala de Recuperação Anestésica faz bem ao paciente operado




Pesquisadores da Suécia afirmam também que os pacientes identificam as diferenças no som a que estão submetidos durante a recuperação imediata após a anestesia.

Música ambiente tem sido utilizada em determinados setores de hospitais como na emergência, enfermarias específicas ou unidades de terapia intensiva. Neste sentido, pesquisadores do Malmoe University Hospital e do Örebro University Hospital, na Suécia, investigaram quais seriam os efeitos caso música fosse oferecida em uma unidade de recuperação anestésica e chegaram à conclusão de que tal método se constitui em benefício para os pacientes.

Segundo artigo publicado na Intensive and Critical Care Nursing de agosto de 2009, os pesquisadores compararam presença de música ambiente com o som costumeiro de uma unidade pós-anestésica com os seguintes objetivos: testar como hipótese se os pacientes experimentariam um grau mais alto de bem-estar ao ouvir música durante sua recuperação imediata pós-operatória; determinar diferenças entre os dois grupos de pacientes ao longo do tempo, avaliar objetivamente a importância do ambiente acústico e aferir se os pacientes preferem ouvir melodias durante suas internações.

"Os dois grupos foram submetidos a uma intervenção dividida em três fases: o grupo um (n = 23) foi submetido à música - som normal - música; e o segundo grupo (n = 21), som normal - música - som normal. Cada período durou 30 minutos e após cada período os pacientes avaliaram suas experiências sonoras", explicam os autores no texto.

Segundo eles, os resultados demonstraram uma diferença significativa entre os grupos, "com grandes proporções de pacientes relatando que o ambiente acústico foi de suma importância para o bem-estar durante a intervenção em 3 fases". Além disso, a maioria dos pacientes afirmou que identificou ter sido exposta a diferentes sons durante a internação na unidade pós-anestésica.

Para os pesquisadores os dados encontrados "promovem o uso de música no intuito de estabelecer um ambiente curativo para pacientes em uma unidade de atendimento pós-anestésica".

Agência Notisa (science journalism - jornalismo científico)
Publicado em: 22/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário