sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoje é o Dia da Pizza



História da Pizza

Uma grande polêmica gira em torno da invenção da pizza. Diferente do que muitas pessoas pensam, ela não foi inventada na Itália. Existem registros que mostram que muito antes dos italianos, os egípcios já faziam uma massa que consistia em uma mistura de farinha com água. Babilônios, hebreus e gregos também faziam um pão chato.

Apesar do pioneirismo dos povos antigos, os napolitanos foram os primeiros a acrescentar temperos, como o manjericão, a um disco de massa assado. Durante o período colonial, o tomate foi introduzido na culinária européia e logo passou a fazer parte das pizzas, que começaram a se assemelhar com as que conhecemos hoje.

Durante a imigração italiana, os italianos difundiram a pizza por todo o mundo. A pizza chegou ao Brasil no início do século XIX e a criatividade dos brasileiros contribui para que novos sabores surgissem. Atualmente, existem cerca de 6 mil pizzarias em São Paulo. Essas são as responsáveis pelo preparo de aproximadamente 43 milhões de discos por mês.

Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

O Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luis de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.


SAMPA PIZZA

Data: 10 à 12 de Julho de 2009

Localização – Rua Catarina Braida – Mooca - SP

Horário – dia 10 das 18:00 às 22:00h / dias 11 e 12 das 10:00h às 22:00h.

Um evento para a cidade, para toda a família com objetivo de reforçar a PIZZA como o prato dos paulistas. Haverá no local a criação da maior pizza já feita no Brasil e depois degustação aos Visitantes do evento, com renda revertida para as ações sociais. Cada pedaço custará R$ 3,00.
As pizzas serão servidas da forma tradicional, frita, cone, quadrada, forno a lenha, forno a gás, salgadas e doces.

Haverá também feira de artesanato, espaço infantil e programação musical.

Vale a pena prestigiar!!!
E no fim tudo acaba em pizza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário