terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FMUSP busca voluntários para pesquisa sobre envelhecimento cerebral


O Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM-21) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) busca voluntários para participar de um projeto sobre envelhecimento cerebral.

O estudo é inédito e quer buscar respostas sobre o declínio da função de memória em idosos sem qualquer diagnóstico neurológico ou psiquiátrico. O objetivo é entender o que ocorre com a memória e o funcionamento do cérebro. A pesquisa inclui adultos jovens, de meia idade e idosos.

Em uma primeira sessão, os voluntários irão passar por uma avaliação de suas funções intelectuais, incluindo a memória; testes de atenção, memorização e raciocínio. Depois, em um outro dia, eles farão um exame de ressonância magnética que permite captar dados sobre o funcionamento do cérebro. Finalmente, com estes dados coletados, os pesquisadores pretendem identificar as relações entre idade, memória e as características do funcionamento cerebral.

O objetivo, a longo prazo, é fazer descobertas que possam ajudar a entender (e, no futuro, prevenir e tratar) os problemas mentais que ocorrem em idosos, como por exemplo a doença de Alzheimer.

Mais informações e inscrições podem ser encontradas no site http://cerebro.med.br/. O LIM-21 fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo.

Fonte: Agência USP de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário