segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dia Mundial de Combate à Hepatite - Dia 28 de julho

O Dia Mundial de Combate à Hepatite acontece todos os anos no dia 28 de julho e seu objetivo é informar e sensibilizar a as pessoas em todo o mundo sobre todos os tipos de hepatite (A,B e C) incentivando a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Caracterizada pela inflamação do fígado, existem 3 tipos de hepatite:

Hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A, transmitido por agua e alimentos contaminados e ocorre mais frequentemente na infancia. Cura espontaneamente em quase 100% dos casos. Existe vacina preventiva.

Hepatite B, causada pelo vírus da hepatite B, é transmitida por via sexual, secreções corporais, como saliva, leite materno , transmissão vertical (de mãe para filho) e sangue contaminado. Cura em aproximadamente 85% dos casos e no restante, se torna uma doença crônica . Existe vacina preventiva, indicada para pessoas de até 29 anos de idade e todos os profissionais de saúde.

Hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C denominado VHC. A transmissão da doença acontece através do contato de sangue contaminado pelo vírus da hepatite C (VHC) com o sangue de uma pessoa não contaminada. Isto pode ocorrer através do uso compartilhado de instrumentos contaminados como: alicates de unha, barbeadores, agulhas de acupuntura e tatuagem, aparatos para uso de drogas inalatórias e injetáveis e transfusão de sangue. Ainda não existe vacina para a hepatite C, mas existe tratamento. A prevenção da doença requer atitudes e práticas seguras, como uso de preservativo, não compartilhamento de instrumentos pérfuro-cortantes e objetos de higiene pessoal (escovas de dentes, alicates de unha, barbeadores ou depiladores).

 Se a hepatite não for diagnosticada cedo pode causar complicações. Procure sempre um especialista.




www.quebreosilencio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário