sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ECA!!! Mesas do McDonalds apresentam mais bactérias que banheiros

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/33625/saude-publica/mesas-do-macdonalds-apresentaram-mais-bacterias-que-os-banheiros



A matéria divulgada pelo programa de TV norueguês "TV2 graus helper", afirma que é mais seguro comer nos banheiros dos restaurantes McDonald's do país do que nas mesas. Os testes mostraram que as mesas dos restaurantes tinham índices de micro-organismos muito superiores ao nível recomendado e maiores do que os medidos nos banheiros.

Para investigar como a empresa mantem a higienização de suas lojas, o programa usou um teste de bioluminescência, através de um medidor de ATP (Adenosina trifosfato),que mostra quantos micro-organismos existem em uma superfície.

O especialista em higienização Instituto Norueguês de Tecnologia, Lena Furuberg, confirmou os resultados dos levantamentos realizados pelo programa. " Parece que eles usam um pano com microporos que está espalhando e não eliminando os micro-organismos. Estes micro-organismos podem carregar bactérias nocivas à saúde."

O Instituto recomenda que as medições de ATP sejam inferiores a 1000. Para as áreas que estão em contato direto com alimentos, estes índices não devem atingir 500.

Os testes foram realizados em 19 superfícies em cinco diferentes restaurantes da cadeia McDonald. Os resultados mostraram que 13 das 19 de superfícies apresentaram valores elevados. Nenhuma das mesas tinha um valor de ATP abaixo de 500. A superfície mais limpa foi a mesa de recepção que apresentou um valor de 3542. Surpreendentemente, os índices mais elevados foram encontrados nas mesas de jantar, afirma a reportagem.

O valor mais alto foi encontrado no MacDonald's da Groenlândia, em Oslo. A primeira mesa investigada apresentou índice de 51.604, chegando a atingir 67.533 em mesas maiores. Já na tampa do vaso sanitário do mesmo restaurante a mediação de ATP chegou a 1350 e na pia a 10.995.

Ainda segundo a reportagem, quando a assessora de comunicação do grupo MacDonald's no país foi confrontada com os dados, disse não estar familiarizada com as medições realizadas. Mesmo assim, Margaret Brusletto teria reconhecido que os valores pareciam muito altos. " Assim como vocês estão apresentando, parece um pouco decepcionante e nós, certamente, vamos tomar providências."

Nenhum comentário:

Postar um comentário