quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prevalence of vertebral fracture in oldest old nursing home residents - Prevalência de fratura vertebral em idosos residentes em casas de repouso - artigo


Um estudo publicado na Osteoporosis International avaliou a prevalência de fraturas vertebrais usando a DMO (densidade mineral óssea), avaliada por DXA (absorciometria por dupla emissão de Raio-X) e sua influência sobre a probabilidade de fratura em 10 anos determinada pela ferramenta de Avaliação do Risco de Fratura (FRAX) numa coorte dos moradores mais idosos de uma casa de repouso de idosos. Mais de um terço dos pacientes tinham fraturas vertebrais prévias e 50%, osteoporose. Os autores comentaram que,provavelmente, em relação à influência existente da idade e da história médica de fratura, adicionar estes dados ao FRAX não fosse modificar de forma acentuada a probabilidade de fratura.

Os moradores mais idosos de uma casa de repouso para idosos estão sob risco muito alto de fratura. A prevalência de fraturas vertebrais nesta população específica e sua influência na probabilidade de fratura utilizando a ferramenta FRAX não são conhecidas.

Usando um densitômetro móvel, um grupo de autores estudou a prevalência de fraturas vertebrais, conforme aferido pelo programa de avaliação de fraturas vertebrais, a prevalência de osteoporose e de sarcopenia em 151 residentes de uma casa de repouso. A probabilidade de fratura em 10 anos foi calculada utilizando a ferramenta FRAX devidamente calibrada.

Os autores detectaram fraturas vertebrais em 36% dos moradores mais idosos da casa de repouso (idade média, 85,9 ± 0,6 anos). A prevalência de osteoporose e sarcopenia foi de 52% e 22% respectivamente. A probabilidade de fratura em 10 anos, avaliada pela ferramenta FRAX, foi de 27% e 15% para fratura grave e fratura de quadril, respectivamente. Adicionar valores de DMO ou AFV (avaliação de fratura vertebral) não alterou significativamente esta probabilidade

Em conclusão, nos residentes mais idosos da casa de repouso, osteoporose e fratura vertebral foram detectados com frequência. A probabilidade de fratura em dez anos pareceu ser determinada, principalmente, pela idade e fatores de risco clínicos obtidos pela história clínica, mais do que pela DMO ou fraturas vertebrais.

O artigo na íntegra em inglês está disponível no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário