terça-feira, 18 de setembro de 2012

Semana Nacional de Combate e Prevenção à Trombose



16 de setembro foi instituído oficialmente pelo governo brasileiro como o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Para apoiar a data e ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e da doença, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e a Sanofi realizam, hoje, ações gratuitas nos Shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard, em São Paulo.
No local, haverá um stand com a presença de profissionais de saúde que orientarão o público com informações sobre como prevenir a trombose, quais os fatores de risco, sintomas, etc. Os profissionais também aplicarão um teste simples, baseado em um questionário com perguntas gerais sobre hábitos de vida, que avaliará se o indivíduo tem fatores de risco que podem contribuir para desenvolver TEV em situações de mobilidade reduzida e, se positivo, recomendar que converse com o seu médico.

O que é trombose?


A coagulação do sangue é um processo normal para evitar a perda de sangue quando um vaso é rompido e nem sempre está ligada a uma doença. Porém, o que não costumamos lembrar é que o sangue pode coagular até mesmo dentro das artérias e veias que percorrem nosso corpo. Aí sim, podemos nos preocupar.

Devido a diversos fatores, o sangue pode coagular ao passar por um determinado lugar dentro de uma artéria ou de uma veia, formando um pequeno coágulo que se adere às paredes do vaso. Esse coágulo também é chamado de trombo. Cada vez que um trombo se forma, ele pode ocasionar sintomas importantes, dependendo da região em que ocorre. É isto que chamamos de trombose. Quando o trombo se forma dentro de uma veia, temos a trombose venosa. Quando o trombo se forma dentro de uma artéria, temos a trombose arterial.


Sintomas:


A trombose pode passar totalmente despercebida se o trombo for muito pequeno. Os sintomas mais comuns de uma trombose nas pernas não são absolutamente específicos e o diagnóstico precisa ser confirmado por exames. Entretanto, a trombose pode também causar sintomas importantes como dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Sintomas similares podem até mesmo ocorrer após esforços musculares ou uma infecção, sendo importante o diagnóstico diferencial feito por um médico. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se:

Descoloração ou vermelhidão;
Inchaço;
Calor nas pernas
Dor forte;
Dificuldade para caminhar.


Fatores de Risco:


As chances de ocorrer um trombo em determinada veia dependem do número de fatores de risco presentes. Três fatores predispõem ao desenvolvimento da trombose:

REDUÇÃO DO FLUXO SANGUÍNEO no interior da veia. Isto acontece, por exemplo, quando alguém está engessado, acamado ou permanece sentado por muito tempo (em uma viagem mais prolongada).

COAGULAÇÃO AUMENTADA DO SANGUE. Isto pode acontecer em pacientes com câncer ou que perderam muito sangue em uma cirurgia, por exemplo. Algumas doenças genéticas mais raras também podem contribuir para o aumento da coagulação do sangue.

LESÕES DA PAREDE INTERNA DOS VASOS. Pode ocorrer durante uma cirurgia. O processo que o organismo desencadeia para tentar “consertar” essa lesão estimula um processo exagerado de coagulação.

Outros fatores de risco para trombose:

Idade de 40 anos ou mais
Obesidade
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Gravidez (risco quatro vezes maior)
Pós-parto (risco 3-5 vezes maior do que na gravidez)
Varizes nas pernas
Uso de anticoncepcional e medicamentos para o tratamento do câncer
Uso de reposição hormonal
Alguns tipos de câncer
Algumas doenças crônicas
Dificuldade de movimentação
Vôos de longo curso
Anormalidades genéticas da coagulação
Fraturas ósseas
Traumatismos (principalmente nas extremidades inferiores)


Prevenindo complicações:


Confira algumas dicas que podem ajudar a prevenir a trombose em caso de baixo risco.

- Faça caminhadas regularmente.
- Se tiver que permanecer sentado por muito tempo, procure movimentar os pés como se estivesse pedalando uma máquina de costura.
- Quando estiver em pé, parado, mexa-se discretamente, como se estivesse andando, sem sair do lugar.
- Antes de viagens longas, fale com seu médico sobre a possibilidade de usar alguma medicação preventiva e/ou adotar outras medidas recomendadas por ele.
- Caso fique acamado, faça movimentos com os pés e as pernas. Se necessário, solicite ajuda de alguém.
- Evite fumar.
- Faça exercícios.
- Controle seu peso.
- Se você necessita fazer uso de hormônios, já foi acometido de trombose ou tem história familiar de tromboses, consulte regularmente seu médico.
- Use meias elásticas se seu tornozelo costuma inchar com frequência.
- Para riscos mais elevados, consulte sempre o seu médico. Ele é o único que pode avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para você. A determinação dos fatores de risco serve de fio condutor para a escolha do tratamento preventivo mais adequado. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos durante o período em que for exposto a uma situação de risco.

Atenção: não tome remédios sem o conhecimento do seu médico. Pode ser extremamente perigoso para a sua saúde.


Para mais informações, acesse o site:



Nenhum comentário:

Postar um comentário