sábado, 23 de abril de 2011

Dores nas costas afastaram 77 mil trabalhadores em 2010

Estatísticas do Ministério da Previdência Social mostram que no ano passado, 77 mil brasileiros tiveram que entrar de licença médica por causa de dores nas costas.

É um número assustador que poderia ser bem menor com a adoção de medidas simples.

Existem diversas dicas para melhorar a postura seja em casa ou no trabalho: a tela do computador deve ficar na linha dos olhos; cuidado ao utilizar notebook sentado na cama pois a postura fica totalmente alterada e errada na maioria das vezes; sentado os pés devem ser estar apoiados, seja no chão ou em apoios específicos para esse fim e não soltos, suspensos e balançando no ar; ao lavar louça ou passar roupa usar um apoio para manter uma perna um pouco dobrada e alternar a posição a fim de aliviar a tensão excessiva na coluna; ao carregar sacolas tentar distribuir o peso de maneira igual nos dois braços.

A necessidade de uma atividade física regular também visa ajudar a musculatura, pois em sua maioria as dores nas costas são causadas por erros posturais e stress. O que é primordial é que a população entenda essa necessidade e crie uma rotina com exercícios simples antes do trabalho e ao longo do dia de acordo com sua necessidade. Ginástica laboral, exercícios de alongamento, relaxamento, fortalecimento, pilates, rpg, além de outras modalidades são de extrema importância na vida do brasileiro, cada vez mais sedentário e acima do peso.

Tudo isso para que melhoremos a qualidade de nossas vidas, afinal quem quer ter dor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário