segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Calor ou Frio??? Eis a questão...

Calor ou  Frio??
 
Essa é uma das perguntas mais feitas pelos pacientes de todas as idades e em todos os tipos de lesão na prática diária de reabilitação. Eis abaixo algumas considerações para ajudar a entender o que aconetece no nosso corpo com cada uma dessas opções.
Tanto o gelo quanto o calor são recursos muito utilizados na prática fisioterapêutica com ótimos resultados, porém é sempre indicado que após uma lesão, o indivíduo procure o médico para uma avaliação e tratamento adequado.


 

Gelo/Crioterapia
O gelo é considerado um antiinflamatório natural, diminuindo os sinais clássicos da inflamação tais como edema, dor e aumento da temperatura no local seja num membro ou articulação. O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação local através da vasoconstricção, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por
 isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa, porém também pode ser aplicado em casos crônicos com bons resultados.
Existe um regrinha usada para lembrar o que deve ser feito em caso de lesão - PRICE, sigla em inglês para proteção, repouso, gelo, compressão leve e elevação (protection, rest, ice, compression, elevation)
Existem diferentes maneiras de se aplicar crioterapia, sendo através de bolsa de gelo, bolsa de gel (que não congela), imersão do local em água gelada entre outros. Geralmente usa-se o gelo em torno de 15 a 20 minutos a cada 2 horas, porém deve-se tomar o cuidado de proteger a pele para evitar queimadura.


Calor/Termoterapia
O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o edema (inchaço) ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado na reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular também auxiliando no alívio de dor. Usado em forma de bolsas de água morna ou bolsa de gel aquecida também pode-se fazer banhos de imersão (banheira) para obter relaxamento muscular e diminuição da rigidez articular.
Deve-se tomar o cuidado de não aquecer em demasia e com isso, provocar queimaduras e bolhas, o calor deve ser agradável e a pele deve estar protegida.




Existem casos onde tanto o gelo quanto o calor podem ser benéficos, por exemplo: lombalgias, hérnias discais. O ideal é o paciente testar cada aplicação e escolher aquela que mais sentir alívio e conforto.



4 comentários:

  1. Dra. Beatriz!
    O que é melhor para virilha? quente ou frio?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma certa predileção para o uso de calor nessa região, por ser um local mais sensível, e o gelo não ser tolerado. Indico banhos mornos em banheira e aplicação de bolsas mornas, além de repouso e uso de pomadas tópicas que podem auxiliar. Espero que lhe ajude. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado doutora!
    Sem palavras por sua consulta gratuita!

    ResponderExcluir
  4. De nada! Prefiro dizer que foi um aconselhamento, pois não o examinei.

    ResponderExcluir