quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia 25 de Novembro - Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


 Hoje, dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
 
Doação é o ato de transmitir gratuitamente, de dar, de conceder, de dedicar algo a outrem. A doação de sangue é o ato voluntário de doar seu sangue, com todos os seus componentes importantes e vitais, para que este possa ser utilizado por milhares de pessoas, com diferentes necessidades em todo o mundo. No Brasil, estima-se que a necessidade diária de doadores de sangue seja de, aproximadamente, 5.500; daí a importância de se manter os bancos de sangue sempre abastecidos.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso, muito seguro, não oferece riscos ao doador e não emagrece, nem engorda. Para se tornar um doador, é necessário, apenas, ter entre 18 e 60 anos de idade, não estar amamentando, nem grávida, ter mais de três meses após parto ou aborto, pesar mais de 50 kg e, além disso, respeitar os intervalos entre uma doação e outra que não pode ser de menos de 60 dias para os homens e menos de 90 dias para as mulheres. Outras restrições à doação de sangue serão informadas sigilosamente ao doador durante a entrevista, dependendo de cada caso.

A legislação brasileira ampara e incentiva o trabalhador a doar sangue. Aquele trabalhador que for vinculado ao regime CLT poderá deixar de comparecer ao trabalho, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, desde que a doação seja voluntária e comprovada. Aqueles que são servidores públicos civis federais poderão se ausentar do trabalho por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações.

Como a doação de sangue é gratuita, espontânea e voluntária, é necessário e importante informar às pessoas que a doação é, acima de tudo, um ato de solidariedade, onde se ajuda ao próximo sem receber nada em troca, apenas a satisfação de saber que o seu sangue baterá em outro coração.
 
Faça sua parte hoje e convoque amigos, inimigos para doar e acima de tudo ajudar. Uma doação pode ajudar várias pessoas e não faz mal nenhum a sua saúde. Seja generoso com o próximo. Um dia você também pode precisar...
 

Um comentário: