terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sedentarismo é Doença - MEXA-SE


Hoje em dia muito se fala em sedentarismo, obesidade, qualidade de vida e atividade física, mas na prática as coisas são um pouco diferentes. A taxa de sobrepeso e obesidade vem crescendo assustadoramente e por experiência própria posso dizer que a maioria dos meus pacientes, independentemente de seus problemas de saúde, idade e sexo, estão acima do peso ou obesos.

Isto acarreta um grande risco à saúde: o sedentarismo está associado ao aumento da incidência de diversas doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol ruim (LDL), depósito de gordura nas artérias, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.

E por que isso está acontecendo?

Existem muitos fatores que podem influenciar o ganho de peso, entre eles a alimentação errada (muita fritura, fast food, alimentos industrializados com muita gordura, refrigerantes, etc), a falta de atividade física (até pra mudar de canal só mexemos um dedo, uso de elevador pra subir ou descer um andar, usar o carro pra ir a padaria a um quarteirão de casa) e até alguns problemas de saúde (ex: problemas de tireóide).

Alguns dados alarmantes:

Segundo uma pesquisa feita este ano pelo Ministério da Saúde, o número de sedentários no Brasil aumentou. Hoje representam 16,4 % da população. Em 2006 eram 13,2 %. A pesquisa revela ainda que 25,8% dos adultos passam três horas ou mais assistindo tevê. Isso indica que muitos preferem atividades passivas nas horas de lazer;
Somente 13% dos brasileiros pratica exercícios regularmente;
O sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e em 50% do risco de morte por derrame cerebral;
Por ano, morrem mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física;
Tornar-se um pouco mais ativo, diminui o risco de morte por doenças cardíacas em 40%.


Então o que fazer para melhorar esse quadro?

O sedetarismo já pode ser considerado uma doença. E de acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde bastam 30 minutos de atividade física diária para sairmos da condição de sedentários para indivíduos ativos e com menos riscos de doenças. Os trinta minutos não precisam ser contínuos (embora seja mais eficaz na perda de peso), podem ser divididos ao longo do dia em atividades como: descer um ponto antes e andar até o trabalho/casa ou escola, trocar o elevador pelas escadas quando possível, ir a padaria ou mercadinho a pé, lavar o carro, quintal, cuidar do jardim, passear com o cachorro, entre tantas outras atividades.

É só escolher a que lhe agradar mais e começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário