quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 21 de junho - dia nacional da asma


Infelizmente a data passou e não postei as informações no dia, mas sempre é tempo de informação.

Na chegada do inverno, temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas permaneçam constantemente em ambientes fechados, sem ventilação adequada. Nestes locais, a concentração de ácaros, poeira, mofo e outras substâncias alérgenas é maior, desencadeando crises de asma e outras alergias respiratórias.

No Brasil, esta é a terceira causa de hospitalização pelo SUS, provocando, de acordo com estudos epidemiológicos do Datasus, 376 mil internações ao ano. Os dados são alarmantes e nos colocam como 8º país no mundo em prevalência de asma.

Aproximadamente 20% dos brasileiros têm ou já tiveram alguma manifestação da doença, sendo que 25% destes têm a forma moderada ou grave, que pode levar à morte se não diagnosticada e tratada corretamente. O resultado disso é que, ainda que o Brasil esteja alinhado à tecnologia e medicação disponíveis na Europa e Estados Unidos, dispondo de todos os recursos para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz, morrem em média 6 pacientes diariamente em decorrência da falta de diagnóstico e/ou tratamento adequados.

A cada 10 adultos, um é asmático. Entre as crianças, a proporção é ainda mais preocupante: uma a cada cinco tem asma.

Comemorado em 21 de junho, o Dia Nacional da Asma deve servir de alerta para os altos índices de incidência da doença. Mesmo tratável e com tratamento de baixo custo, disponibilizado pela rede pública, a doença ainda é altamente prevalente, alerta a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Fonte: www.sppt.org.br

Um comentário: