sexta-feira, 9 de maio de 2014

São Caetano: Idosos a partir de 80 anos terão cuidadores

Idosos de baixa renda a partir dos 80 anos e moradores de São Caetano terão, a partir de 2015, cuidadores públicos. O compromisso é do secretário de Saúde da cidade, Mário Chekin, que pretende lançar no próximo ano o programa Convivendo Melhor na Quarta Idade, com políticas públicas voltadas para este público específico.

No município, 3,5% da população, ou 5.283 pessoas, atingiram ou ultrapassaram os 80 anos, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em uma década, a população nesta faixa etária cresceu 80,5% no município. Em 2000, as 2.927 pessoas com 80 anos ou mais representavam 2% da população são-caetanense. Para se ter uma ideia, em Santo André, no mesmo período, também houve crescimento acima de 80% do número de moradores nesta idade, mas eles, hoje, representam somente 1,9% dos habitantes da cidade.

Chekin explica que em todo o País faltam políticas públicas para a chamada quarta idade. “Foi uma solicitação do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) para que começássemos a pensar neste público, principalmente naqueles que tem mobilidade reduzida.”

Para formar os cuidadores, que irão atuar na casa dos idosos, a Prefeitura garantiu parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A instituição deve criar até o fim deste semestre, segundo o secretário, curso técnico voltado para a formação desses profissionais. A expectativa é que os primeiros certificados sejam entregues no começo de 2015. “A partir daí, eles estarão aptos para contratação pela administração municipal e posterior atuação na casa dos que necessitarem”, destaca Chekin.

Além dos cuidadores, o secretário pretende ainda, em parceria com a iniciativa privada, realizar adaptações nos imóveis onde os idosos vivem. “A pessoa que usa cadeira de rodas, por exemplo, tem dificuldade porque os batentes das portas são muito estreitos. Além disso, é preciso instalar barras no banheiro para facilitar o uso e piso que evite quedas”, exemplifica o secretário.

Remédio em casa

A cidade também planeja entregar medicamentos em casa, inclusive aqueles retirados na Farmáciade Alto Custo no Hospital Estadual Mário Covas. “Vamos discutir com o Estado de que forma isso pode ser feito.”
Para os idosos que estão bem de saúde, os Cises (Centros Integrados de Saúde e Educação) da terceira idade também devem receber intervenções e melhorias, beneficiando moradores a partir dos 60 anos. Mas o foco do programa Convivendo Melhor será mesmo a quarta idade. “Trata-se de iniciativa inédita no País, que não tem políticas para essa população, mas precisa pensar nisto com urgência, já que a expectativa de vida vem aumentando rapidamente”, opina o secretário.

População aprova projeto e cobra realização nos prazos prometidos

A população de São Caetano que se aproxima ou já ultrapassou os 80 anos aprova o projeto para implantação de ações voltadas à quarta idade. Mas, ao mesmo tempo, cobra que as políticas públicas realmente saiam do papel.

A pensionista Carmem Gomes, 75 anos, é bastante ativa, mas acredita que é necessário oferecer opções para pessoas que têm mobilidade reduzida por acidentes ou por desgaste natural da idade e precisam de ajuda. “O que tenho visto é que muitos idosos estão perdendo seus filhos e ficando sozinhos no mundo. É essencial que o poder público cuide dessas pessoas, pois não tem quem olhe por eles.”

A aposentada Maria de Lourdes Stoev, 83, mudou-se recentemente para a Capital, mas já pensa em voltar para São Caetano ao saber do projeto. “Há alguns dias tomei um tombo quando estava voltando do banco e não estou com o joelho muito bom. Se tivesse esse projeto e ele pudesse me ajudar, seria ótimo, pois não tenho ninguém por perto. Minha filha mora na Alemanha e não pode me socorrer caso eu precise, infelizmente.”

Fonte: www.coisadevelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário