quinta-feira, 27 de junho de 2013

Protesto contra Ato Médico reúne profissionais de saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília

http://noticias.r7.com/distrito-federal/protesto-contra-ato-medico-reune-profissionais-de-saude-na-esplanada-dos-ministerios-em-brasilia-27062013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Idosos têm mais vontade de chegar aos 120 anos do que os jovens - matéria Fantástico

Matéria exibida no Fantástico ontem, dia 23 de junho de 2013 mostra dicas para envelhecer e chegar aos 120 anos vendendo saúde.

Mil brasileiros em quatro capitais foram ouvidos numa pesquisa sobre longevidade e os mais velhos têm mais vontade de chegar aos 120 anos que os mais jovens.

Gostaria de chegar até os 120 anos?
Idade                               sim
Entre 20 e 69 anos         41%
Acima de 70 anos          57%


A receita já é conhecida: boa alimentação, exercícios físicos regulares, cuidar da cabeça, ter algum hobby, se sentir útil e conviver em sociedade e com amigos. 

BOA SORTE, VIVA BEM E SEJA FELIZ!!!!



http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/idosos-tem-mais-vontade-de-chegar-aos-120-anos-do-que-os-jovens.html




Dia 24 de junho - Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos



Hoje, dia 24 de junho é celebrado mundialmente o dia de prevenção contra quedas em idosos.

30% das pessoas com 65 anos ou mais caem pelo menos uma vez ao ano. Em indivíduos com 80 anos ou mais a porcentagem aumenta para 40%.
Em idosos a queda tem potencial mais prejudicial, então é importante colocar em prática medidas simples que podem ajudar a evitar as quedas e melhorar o equilíbrio das pessoas através de exercícios.

Com o slogan "Cair de maduro é só pra fruta!" o CRI-Norte distribui manuais de prevenção de quedas em idosos com orientações e exercícios.

Abaixo link para o manual:

http://www.youblisher.com/p/373956-Manual-de-Prevencao-de-Quedas-em-idosos/

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia 21 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Hoje dia 21 de junho, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica.


Esclerose Lateral Amiotrófica ou simplesmente ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é uma doença neurológica que causa paralisia progressiva em praticamente todos os músculos esqueléticos, comprometendo a motricidade dos membros, a fala, a deglutição e até mesmo, a respiração e é de natureza fatal.
Os pacientes frequentemente vivem de 3 a 5 anos após o início dos sintomas. Não há, em geral, qualquer comprometimento da consciência e da inteligência.
Os principais sintomas incluem: fraqueza ou cãibra muscular nos membros; contrações musculares espontâneas (fasciculações) no corpo; enrijecimento dos membros; fala comprometida; dificuldade para deglutir.
Não existe cura para a ELA mas existe tratamento que quando iniciado precocemente pode melhorar e prolongar a vida. Uma abordagem multidisciplinar se mostra de grande auxílio.

Mais informações: www.abrela.org.br
www.todosporela.org.br
www.tudosobreela.com.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Palestra O que devemos saber sobre Artrite Psoriásica – Psoríase e Artrite Reumatoide - Dia 29/06/2013


A palestra do EncontrAR deste mês, tem como temas: 
“O que devemos saber para evitar problemas no coração”
“Artrite Psoriásica e Psoríase”
“Diferença entre Artrite Reumatoide e Artrite Psoriásica”

Presença dos Médicos:
Dermatalogista: Dr. Cid Yaziggi Sabbag
Reumatologista: Dra. Claudia Goldenstein Schainberg

O evento realizado na Câmara Municipal de São Paulo é gratuito e a inscrição deve ser feita preenchendo um formulário no site: 


XXX Ciclo de Debate Município Saudável - Envelhecimento Ativo - Saúde da Próstata - Dia 29/06/2013


Saiba o que muda na sua vida com a aprovação do Ato Médico...



O Ato Médico - Projeto de Lei

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=68979&tp=1

Ato Médico vai à Sanção Presidencial

Ato Médico vai à sanção presidencial
 
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto do Ato Médico, que regulamenta a atividade médica, restringindo à categoria atos como a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças. O projeto, que tramitou quase onze anos no Congresso e foi tema de 27 audiências públicas, segue agora para sanção presidencial.
Apresentado em 2002 pelo então senador Benício Sampaio, o projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Enviado à Câmara, foi modificado novamente e voltou ao Senado como novo substitutivo (SCD 268/2002), em outubro de 2009. Esse foi o texto que serviu de base ao aprovado nesta terça.
O projeto, na forma aprovada em Plenário, estabelece que são atividades exclusivas do médico cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas; emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem; procedimentos diagnósticos invasivos; exames anatomopatológicos (para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer a evolução dos tumores).
Com as modificações aprovadas, não serão atividades exclusivas de médicos os exames citopatológicos e seus laudos; a coleta de material biológico para análises clínico-laboratoriais; e os procedimentos através de orifícios naturais em estruturas anatômicas visando à recuperação físico-funcional e não comprometendo a estrutura celular e tecidual.
Único a se posicionar contrariamente à matéria, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse não concordar com a ideia de se fixar uma lei para uma profissão tão dinâmica como a medicina. Em sua opinião, essa legislação corre o risco de ficar obsoleta em pouco tempo, já que a ciência médica está sempre em evolução.
- Há no Brasil uma fúria regulamentadora de profissões. Sei que há uma briga pelo mercado de trabalho entre diferentes profissões que deveriam trabalhar conjuntamente, mas essa divisão, no meu entender, não comporta uma legislação - protestou.
Já os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Lúcia Vânia, que relataram o Ato Médico nas comissões temáticas, defenderam a proposta ressaltando a sua importância para a saúde pública e para os profissionais da área. Valadares, relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), destacou que, das 14 profissões da área da saúde, apenas a profissão de médico ainda não era regulamentada.
Lúcia Vânia, relatora do substitutivo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), observou que o Ato Médico não vai interferir em nenhuma das atribuições de outras profissões da saúde. Durante a tramitação da proposta, profissionais dessas áreas manifestaram preocupação com o texto do projeto e solicitaram clareza para limitar a prescrição do médico à área médica e, assim, liberar a autonomia profissional de outras especialidades, como fisioterapia, psicologia e enfermagem.
Estavam presentes no Plenário representantes da Federação Nacional dos Médicos, do Conselho Federal de Medicina, de sindicatos de diversos estados, da Associação Médica Brasileira e de diretórios estudantis de faculdades de medicina do Distrito Federal, Goiás e Presidente Prudente (SP).
Fonte: Agência Senado
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/06/18/ato-medico-vai-a-sancao-presidencial

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Artes marciais respondem por 20% das cirurgias de joelho em hospital de SP


Uma análise realizada pelo Instituto do Joelho do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, revela que as artes marciais já respondem por 20% das cirurgias do joelho em esportistas.

Do total de cirurgias realizadas na instituição, 80% são para tratar lesões provocadas pelo esporte. O ‘campeão’ é o futebol, responsável por 70% dos procedimentos. Outros 10% são causados por modalidades como tênis, vôlei e basquete.

Entre as artes marciais, a modalidade que predomina é o jiu jitsu, segundo o ortopedista Rene Jorge Abdalla, responsável pelo Instituto do Joelho. O problema é o alto impacto da luta. “Há, inclusive, lesões graves que envolvem a artéria e geram risco de amputação”, comenta.

O ortopedista diz que a ocorrência de cirurgias em praticantes de artes marciais cresce cerca de 25% ao ano.

Evento - Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos - CRI Norte - Dia 19 de junho de 2013


Em continuidade à Oficina Preparatória de Prevenção de Quedas em Idosos para os profissionais de saúde que aconteceu no mês de maio, o CRI Norte promoverá no dia 19 de junho um Workshop para os profissionais de saúde atuando em oficinas com os idosos conforme programação abaixo:

8h - Quiz: Avaliação dos Pés e Pés Diabéticos

9h às 11h - Oficinas Simultâneas (práticas): Avaliação e Exercícios para os pés, Calçados e Adaptações com a participação dos idosos.

No dia do evento, os profissionais de saúde darão orientações sobre os Cuidados com os Pés para os idosos com a supervisão dos especialistas do CRI Norte.

O índice de quedas na população idosa é alto e, por isso a importância de nos unirmos para mobilizarmos a sociedade de que há prevenção e assim melhorar a qualidade de vida no envelhecimento.
Cair de maduro é só pra fruta!




terça-feira, 11 de junho de 2013

Exercícios e música ajudam a manter a capacidade funcional das mãos - vídeo


Um estudo feito no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, mostrou que hábitos como a prática de atividade física e instrumentos musicais podem influenciar de forma benéfica a sensibilidade e a força nas mãos, que tendem a piorar com a idade.
Durante 4 anos, foram avaliados 116 voluntários, de ambos os sexos, e com idade entre 21 e 96 anos.
Assista abaixo:


Entrevista com Dr. Alfredo Halpern - De Frente com Gabi - dia 09/06/2013

Programa De Frente com Gabi exibido no último domingo, dia 09/06/2013.
A jornalista e apresentadora Marília Gabriela entrevistou o médico endocrinologista Alfredo Halpern, que eu particularmente adoro!
Assista abaixo o programa completo. Muito bom!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

1º Encontro de Blogueiros da Saúde - dia 08/06



No último sábado, dia 08 de junho foi realizado na Câmara Municipal o 1º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.
O evento teve início às 8h e se estendeu até as 17h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e com uma programação bem planejada e muita informação importante para nós blogueiros.
Já estou ansiosa para o próximo que com certeza é sucesso garantido.
Abaixo o vídeo que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, gravou em apoio ao evento.



Foto do evento - mais de 200 participantes, um sucesso!


Eu e a idealizadora e organizadora do evento, Priscila Torres.

Convenção Coletiva de Trabalho - Sindicato dos Fisioterapeuta, Terapeutas Ocupacionais no Estado de São Paulo

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO SUSCITANTE: SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, AUXILIARES EM FISIOTERAPIA E AUXILIARES DE TERAPIA OCUPACIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO - SINFITO-SP, Entidade Sindical Profissional, registrada no Ministério do Trabalho Processo nº012.35001348-3 e, inscrita no CNPJ/MF sob nº 45.298.023/0001-62, com sede nesta Capital de São Paulo, Rua 24 de maio nº104 - 11º andar, Centro, por seu presidente infra-assinado, o Sr. Edson Stefani. SUSCITADO: SINDICATO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS E ANÁLISES CLÍNICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SINDHOSP, entidade sindical patronal, registrado no Ministério do Trabalho Processo nº46000.001413/00 e inscrito no CNPJ/MF sob nº 47.436.373/0001-73, com sede nesta Capital de São Paulo, na Rua 24 de Maio nº 208 - 13º andar, Centro, por seu presidente infra-assinado, o Dr. Yussif Ali Mere Júnior Entre as entidades sindicais acima indicadas, fica estabelecida a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, aplicável aos trabalhadores representados pelo Sindicato Suscitante, na base territorial com abrangência dentro do Estado de São Paulo;e a abrangência do SINDICATO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS E ANÁLISES CLÍNICAS ESTADO DE SÃO PAULO dentro do Estado de São Paulo, excluídas as cidades Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi e Jandira, para vigorar a partir de 1º de maio de 2013, mediante as seguintes cláusulas e condições, que reciprocamente aceitam e outorgam a saber: CLÁUSULA 1ª - REAJUSTE SALARIAL Fica estabelecido o reajuste salarial total da ordem de 7,20% (sete inteiros e vinte centésimos por cento), a incidir sobre os salários de maio/2012, a serem pagos a partir de 01 de maio de 2013. CLÁUSULA 2ª - COMPENSAÇÕES Serão compensados todos os reajustes e aumentos espontâneos concedidos no período de 01.05.2012 a 30.04.2013, salvo os decorrentes de promoção, transferência, reclassificação, equiparação salarial e os aumentos reais expressamente concedidos a esse título. CLÁUSULA 3ª - ANTECIPAÇÕES SALARIAIS Os salários serão corrigidos nos termos e épocas determinados pela política salarial vigente, ou outra que venha substituí-la. CLÁUSULA 4ª - PISO SALARIAL A partir de 01 de maio de 2013, o piso salarial dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais será de R$ 2.050,00 (dois mil e cinquenta reais). CLÁUSULA 5ª - JORNADA DE TRABALHO: A jornada de trabalho dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais obedecerá a legislação vigente, ou seja, no máximo 30 (trinta) horas semanais. CLÁUSULA 6ª - SALÁRIO DO ADMITIDO EM LUGAR DE OUTRO: Fica garantido aos recém contratados pela empregadora, o mesmo salário daquele que exercia a mesma função, sem considerar vantagens pessoais. CLÁUSULA 7ª - ADMISSÃO APÓS DATA-BASE: Fica estabelecido igual aumento aos empregados admitidos após a data-base, respeitando-se o limite dos empregados mais antigos na função. CLÁUSULA 8ª - SALÁRIO SUBSTITUIÇÃO: Garantia ao empregado substituto, do mesmo salário percebido pelo substituído. CLÁUSULA 9ª - AVISO DE DISPENSA: Ao empregado dispensado sob alegação de falta grave, deverá ser entregue pelo empregador carta aviso, com os motivos da dispensa, sob pena de gerar presunção de dispensa imotivada. CLÁUSULA 10ª - AVISO PRÉVIO: Concessão de aviso prévio na forma da Lei nº 12.506, de 11/10/2011. CLÁUSULA 11 - EMPREGADO COM MAIS DE 45 ANOS: Aos empregados com mais de 45 (quarenta e cinco) anos de idade, dispensados sem justa causa, será assegurado um aviso prévio de 45 (quarenta e cinco) dias, sem prejuízo da cláusula 10ª acima, limitando a soma total do período de aviso prévio a 90 (noventa) dias. Os dias excedentes a 30 (trinta) serão sempre indenizados. CLÁUSULA 12 - ADICIONAL NOTURNO: Pagamento de 45% (quarenta e cinco por cento) de adicional para o trabalho prestado entre 22:00 e 5:00 horas. CLÁUSULA 13 - HORAS EXTRAS: Concessão de 100% (cem por cento) de sobretaxa para as horas extras prestadas. CLÁUSULA 14 - BANCO DE HORAS: Os empregadores poderão adotar o sistema de banco de horas, através do qual o excesso de horas trabalhadas em um dia, poderá ser compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período de até 1 (um) ano, a referida compensação. O empregador poderá optar pela compensação no período destinado à concessão de férias, adicionando aos dias de férias, os correspondentes à compensação prevista nesta cláusula. Parágrafo Único -Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho, ou após o decurso do prazo supra estabelecido, sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, o trabalhador fará jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão, ou do efetivo pagamento, observando-se os adicionais estabelecidos na presente norma coletiva. CLÁUSULA 15 - CONDIÇÕES DE TRABALHO: Fica garantido a todo profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, local adequado para a prestação dos serviços. CLÁUSULA 16 - CESTA BÁSICA: As empresas fornecerão cesta básica aos empregados abrangidos pela presente Norma Coletiva, nos mesmos termos e condições da cesta básica existente no acordo, convenção ou julgamento de dissídio da categoria preponderante do local da prestação de serviços, quando houver. CLÁUSULA 17 - AUXÍLIO-CRECHE: As empresas que não possuírem creches próprias, pagarão às empregadas-mães um auxílio creche equivalente a 20% (vinte por cento) do salário normativo, por mês e por filho até 06 (seis) anos de idade, ou fornecerão convênio creche. CLÁUSULA 18 - LICENÇA ADOTANTE: À empregada mãe adotante será concedida licença na forma da Lei nº 10.421, de 15/04/2002. CLÁUSULA 19 - ESTABILIDADE À GESTANTE: Fica garantida uma estabilidade provisória à empregada gestante desde o início da gravidez até 60 (sessenta) dias após o término da licença compulsória. CLÁUSULA 20 - ESTABILIDADE POR DOENÇA: O empregado afastado do trabalho por doença tem estabilidade provisória por igual prazo do afastamento, até 60 (sessenta) dias após a alta. CLÁUSULA 21 - AUXÍLIO FUNERAL: A empresa se compromete a pagar ao profissional, à titulo de auxílio funeral, 20% (vinte por cento) do salário normativo na data do evento. CLÁUSULA 22- ESTABILIDADE EM PRÉ-APOSENTADORIA: Garantia de emprego e salário aos empregados que estejam a menos de 2 (dois) anos da aposentadoria, sendo que, adquirido o direito, cessa a estabilidade. CLÁUSULA 23 - ESTABILIDADE POR ACIDENTE DE TRABALHO: Estabilidade ao empregado vitimado por acidente de trabalho, de acordo com a legislação vigente. CLÁUSULA 24 - ATESTADOS: Reconhecimento pelas empresas de atestados médicos e odontológicos, passados pelos facultativos da entidade suscitante, desde que mantenha convênio com o SUS/INSS. CLÁUSULA 25 - COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE SALÁRIO: Será fornecida pela empresa, comprovante de pagamento com a discriminação das importâncias pagas e descontos efetuados contendo a identificação da empresa e os recolhimentos do FGTS. CLÁUSULA 26 - FORMA DE PAGAMENTO DOS SALÁRIOS: As empresas que não efetuarem o pagamento dos salários e vales em moeda corrente, deverão proporcionar aos empregados tempo hábil para o recebimento no banco ou posto bancário, excluindo-se horários de refeição. CLÁUSULA 27 - ATRASOS DE SALÁRIO: A inobservância do prazo legal para pagamento dos salários acarretará multa diária de 2% (dois por cento) do valor do salário em atraso, em favor do trabalhador. CLÁUSULA 28 - RELAÇÃO NOMINAL DE EMPREGADOS: As empresas fornecerão ao Sindicato Suscitante, relação nominal dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que tenham contribuído com a contribuição sindical, assistencial e confederativa. CLÁUSULA 29 - UNIFORMES: Fornecimento gratuito de uniformes aos empregados, quando exigidos pelas empresas na prestação de serviços. CLÁUSULA 30 - QUADRO DE AVISOS: Será garantido ao sindicato a utilização do quadro de avisos da empresa, para noticiar assuntos exclusivos da categoria. CLÁUSULA 31 - FÉRIAS COLETIVAS OU INDIVIDUAIS: O início das férias coletivas ou individuais não poderá coincidir com sábados, domingos e feriados ou dias já compensados. CLÁUSULA 32 - DIÁRIAS: No caso de prestação de serviços fora da base territorial, não se tratando de hipótese de transferência, será pago ao trabalhador diária correspondente a 10% (dez por cento) do salário normativo, independentemente do fornecimento de transporte, hospedagem e alimentação. CLÁUSULA 33 - DIRIGENTE SINDICAL: A empresa garantirá licença, nos termos da legislação vigente, aos dirigentes sindicais que estiverem no exercício de suas funções. CLÁUSULA 34 - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL: Fica estabelecida uma contribuição assistencial, no percentual de 5% (cinco por cento) do valor do piso salarial estipulado na cláusula 4ª acima (R$ 2.050,00), já reajustado pelo índice estabelecido na presente norma, a incidir sobre a folha de pagamento do mês de junho de 2013, a ser repassado ao Sindicato Suscitante até o dia 11 de julho de 2013, estabelecendo-se ainda uma multa de 2% (dois por cento) e juros de mora diária de 0,2% ao dia de atraso, em caso de inadimplência pela empresa, respeitados os termos do Precedente 119 do C. T.S.T. CLÁUSULA 35 - MULTA: Multa de 3% (três por cento) por empregado, em caso de descumprimento de qualquer das cláusulas contidas na presente norma coletiva, sem cumulatividade, revertendo os seus benefícios em favor da parte prejudicada. CLÁUSULA 36 - DATA-BASE: A data-base da categoria, para fins de negociação é 01.05. CLÁUSULA 37 - VIGÊNCIA: A presente Norma Coletiva de Trabalho terá vigência de 12 (doze) meses, com início em 1º de maio de 2013 e término em 30 de abril de 2014, para todas as cláusulas. E assim, plenamente de acordo, firmam a presente Norma Coletiva de Trabalho, para que produza seus legais e jurídicos efeitos. São Paulo, 15 de maio de 2013. ___________________________________ Suscitante: EDSON STEFANI Presidente CPF/MF 756.870.628-15 ___________________________________ Suscitado: DANTE ANCONA MONTAGNANA Presidente CPF/MF 004.563.148-49

quarta-feira, 5 de junho de 2013

II Simpósio Internacional de Reabilitação Hospitalar - 03, 04 e 05 de outubro


O Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa apresenta o

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO HOSPITALAR
II WORKSHOP DE TERAPIA DE REABILITAÇÃO
III WORKSHOP DE TOXINA BOTULÍNICA

03 a 05 de outubro de 2013

Temas de destaque:
- Diretrizes em Reabilitação Hospitalar;
- Reabilitação Precoce do Paciente Crítico;
- Transição Hospital - Domicílio;
- Qualidade em Reabilitação;
- Cuidado Focado em Reabilitação;
- Cuidados Paliativos para o paciente em Reabilitação;
- Reabilitação Pós-Operatória e Pós-Transplante;
- Cuidados no Paciente Oncológico;
- Uso de Ventilação Não-Invasiva;
- Atualizações no Cuidado de Reabilitação de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Coordenação:
Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês

Mais informações: http://iep.hsl.org.br/Paginas/curso.aspx?IdAtividade=398&pnv=0

Semana de Conscientização à Violência Contra a Pessoa Idosa - de 10 a 14 de junho


UNIFESP recruta voluntárias com artrite reumatóide para pesquisa

Para divulgação. Aos pacientes, amigos e quem conhecer alguém com AR interessado em participar, entre em contato.



Dia 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia de hoje, 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data é celebrada pela ONU desde 1972 e mesmo assim ainda precisamos fazer muito mais...
Então hoje decidi postar algumas dicas para aliviar o estrago que estamos fazendo no planeta e ainda por cima, melhorar a nossa saúde.


1. Recicle e reutilize!
Recicle e reutilize coisas antigas mas que ainda podem servir. Vale qualquer coisa. Móveis antigos, portas podem virar mesa, pneus que podem virar pufes, cascas de frutas e legumes podem servir para uma nova receita ou como adubo... Precisamos ser criativos!

2. Não use tanto papel e plástico
Prefira guardanapos e toalhas de pano ao invés das descartáveis. Use os dois lados da folha para imprimir. Cancele correspondências desnecessárias. E o plástico? Leve sua canequinha para o trabalho, ao invés de puxar um copo toda vez que sentir sede.

3. Nas compras
Evite usar milhares de sacolinhas plásticas. Leve a sua sacola de pano e prefira produtos com pouca embalagem. Use pilhas recarregáveis. Dê preferência aos refis.

4. Cultive plantas
Plante uma árvore, tenha plantas em casa ou quem sabe uma hortinha. É fácil, barato e também ajuda o meio ambiente.

5. Deixe seu carro na garagem.
Tente pelo menos, uma vez na semana, utilizar outro meio de transporte para ir ao trabalho. Vale ir a pé, de bicicleta, trem, metrô, ônibus, ou até unir os amigos para uma carona. O importante é que com menos carros nas ruas, a poluição e o trânsito ficam menores e você ainda aproveita para observar a cidade, conversar com os amigos...

6. O seu lixo é o lixo de todos
Para mim, um dos ítens mais importantes. Infelizmente ainda não temos uma coleta seletiva eficiente e abrangente, mas isso não é desculpa para jogar todo lixo de qualquer jeito. Aprenda a separar o seu lixo para que possa ser reciclado. Leve em postos de coleta os materiais recicláveis e o óleo de cozinha. NUNCA despeje o óleo na pia.
Móveis e colchões velhos, eletrodomésticos quebrados também não devem NUNCA ser jogados nas ruas ou nos rios. Existem dezenas de instituições de caridade que retiram essas doações e em São Paulo a prefeitura realiza periodicamente as chamadas operações limpeza onde caminhões retiram esse tipo de lixo que os coletores não pegam.

Faça sua parte, ela é muito importante para o nosso planeta. A nossa vida agradece!



terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite inicia dia 08 de junho e pretende imunizar 12,2 milhões de crianças

À todas as mamães e papais: não esqueçam de vacinar seus pequenos! É muito importante!

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no próximo sábado, dia 08 de junho e tem a meta de vacinar 12,2 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos com a dose oral – o que corresponde a 95% do público-alvo. A campanha será encerrada no dia 21 de junho.

Cerca de 115 mil postos de saúde e pontos de vacinação itinerantes estarão funcionando em todo o país. Após o encerramento da campanha, a vacina continua disponível na rede pública de saúde. É importante que as mães levem a carteira de vacinação.

O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alerta, entretanto, que é preciso manter as crianças imunizadas e não “baixar a guarda” diante da doença. “Essa vacinação oral é extremamente importante para conseguirmos alcançar a eliminação global da poliomielite. Além do risco de pessoas virem de países onde tem transmissão, já foi observado, em países das Américas que começaram a acumular baixa cobertura vacinal, que isso termina favorecendo a circulação de vírus que produziram casos de pólio”, disse.

Neste ano, o público alvo da campanha da vacina oral são as crianças a partir de 6 meses. Isso porque as crianças menores já estão sendo imunizadas com a dose injetável – introduzida no calendário básico de vacinação no segundo semestre de 2012. Com a mudança, o Brasil está se preparando para utilizar apenas a versão injetável quando ocorrer a erradicação da doença do mundo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou as mães para que aproveitem a ida ao posto de saúde para colocar o cartão de vacinação das crianças em dia. “É também uma chance de a família checar se o calendário de vacinas da criança até 5 anos de idade está em dia e, se não tiver, poder programar no posto de saúde qual o melhor dia para atualizar suas vacinas”, disse.

Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha e serão utilizados 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais, para alcançar todos os pontos do país. Os postos receberão um total de 19,4 milhões de doses orais da vacina. O investimento do ministério chega a R$ 32,3 milhões em repasse do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas.

Curso: O EQUILÍBRIO COMO RECURSO TERAPÊUTICO “BALANCE”

Para quem é fisio, to, eu recomendo esse curso. Muito bom!

Curso Teórico-Prático
Ministrantes: Ana Akerman, Dulce de Jesus Gonçalves e Monica Rodrigues Perracini

Programa:

o Desenvolvimento motor: Processo de aquisição do equilíbrio
o Conceitos de Biomecânica
o Balance x Reação de Equilíbrio x Reação de Proteção
o Estratégias do tornozelo, do quadril, do tronco e do passo
o Influência do tronco e sua importância
o Definindo sistemas para o controle do ajuste postural
o Bases anatômicas e fisiológicas do Balance
o O papel dos inputs sensoriais: sistema visual, vestibular e somatosensorial
o Formas de avaliar o Balance
o Estratégias sensoriais (Prática)
o Estratégias motoras (Prática)
o Formas de modificar as respostas (Prática)
o Diferentes formas de trabalhar o Balance (Prática)
o Trabalho em superfície móvel: bola (Teoria e Prática)
o Princípios da Reabilitação Vestibular (Teoria e Prática)
o Aplicações no tratamento: Ortopedia, Geriatria e Neurologia (Vídeos)

SERÁ FORNECIDO: APOSTILA, COFFEE BREAK, CERTIFICADO E GYNASTIC BALL


Período: 22 a 25 de agosto de 2013
      Horários: Dia 22 –13h45min às 19h30min
                       Dia 23 - 08h00min às 18h30min
                       Dia 24 - 08h00min às 18h00min
                       Dia 25 - 08h00min às 14h30min
                                          
VAGAS LIMITADAS
Local: Espaço Maestro - Rua Maestro Cardim 1.170, Paraiso- São Paulo/SP
(próximo ao metro Paraiso e Shopping Paulista).

Valor do Curso: R$1.380,00 (em 05 pagamentos de R$ 276,00)

Informações e inscrições através do e-mail: balancecurso@gmail.com

Obs: Em caso de desistência (se não for possível a substituição por outro aluno), com até 20 dias de antecedência do curso, será devolvido somente 20% do valor do curso, devido às vagas serem limitadas.


World Clubfoot Day - Dia Mundial do Pé Torto - Dia 3 de junho

A Associação Internacional de Ponseti designou 03 de junho  como o Dia Mundial do Pé Torto. A data foi escolhida para comemorar o nascimento do Dr. Ignacio Ponseti, (1914-2009) o criador do Método Ponseti para tratamento do pé torto.  

O objetivo do Dia Mundial do Pé Torto é aumentar a consciência sobre o pé torto e seu tratamento utilizando o método de Ponseti, um tratamento não-cirúrgico que inclui a manipulação delicada dos pés seguido pela aplicação de gesso e órtese temporárias.

Dr. Jose Morcuende, Diretor de Ponseti Internacional CEO e Médico, diz que este dia é um passo importante na promoção da consciência global de que o pé torto é uma deformidade tratável. "Ao designar 03 de junho como o Dia Mundial do Pé Torto, não só nós celebramos a vida e as contribuições do Dr. Ponseti, mas podemos ajudar ainda mais a sua crença de que todas as crianças que nascem com pé torto tem direito a tratamento com essa abordagem de baixo custo, não-cirúrgico ".

O pé torto é a deformidade músculo-esquelética de nascimento mais comum, afetando 200 mil recém-nascidos a cada ano, 80 % destes nos países em desenvolvimento. Há também centenas de milhares de crianças e jovens que vivem com esta condição debilitante em todo o mundo. O método de Ponseti é quase 100% eficaz quando devidamente aplicado por uma pessoa treinada e é considerado o tratamento "padrão ouro", levando a uma vida normal e produtiva.


http://www.ponseti.info/index.html