domingo, 30 de outubro de 2011

The world is where we live - We are all connected

Dia 30 de outubro - Dia de Luta contra o Reumatismo

Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo

 O termo reumatismo, a rigor, não trata de uma doença em particular, mas de um grande número delas, todas no sistema músculo-esquelético. As doenças reumáticas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação, provocando dores e até mesmo incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada.

São mais de 130 tipos de doenças reumáticas existentes, entre elas, as mais conhecidas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatóide.
O dia 30 de Outubro tem a finalidade de alertar a população para o diagnóstico precoce não só para a prevenção do reumatismo, mas para todas as doenças, afinal, sabemos que é através de um diagnóstico precoce que muitas das doenças têm maior eficácia no tratamento. Ao contrário do que se pensa o reumatismo não é uma doença que atinge apenas os idosos e pode dar sinais desde a infância.

Como detectar o reumatismo? A causa muitas vezes é desconhecida, os sintomas são inflamações ou dores nas articulações e podem aparecer como uma simples tendinite, que, se não tratada corretamente, pode se tornar uma artrite reumatóide.

A doença pode ser evitada com hábitos saudáveis, exposição ao sol, a pratica de exercícios físicos, alimentação rica em cálcio e vitamina D, são alguns dos fatores que contribuem para essa prevenção.

O tratamento pode envolver desde pratica de atividades físicas, a ingestão de medicamentos.Com uma abordagem multiprofissional e o tratamento adequado a doença é controlada. A fisioterapia é de grande importância no tratamento destes pacientes, com abordagens distintas, como o uso de eletroterapia analgésica, terapias manuais, massagens, exercícios no solo e hidroterapia.

Infelizmente as notícias sobre novos medicamentos não são as mais animadoras. Segundo a ANAPAR, Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos, existe um pedido de agilidade na incorporação de três novos medicamentos solicitados há mais de quatro anos ao Ministério da Saúde, mas ainda não houve resposta.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia disponibilizou cartilhas de orientação aos pacientes. Eis abaixo os links:

Cartilha de Artrite Reumatóide:
http://reumatologia.org.br/mural/arquivos/Cartilha%20artrite.pdf

Cartilha de Fibromialgia:
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20fibromialgia.pdf

Cartilha de Lupus
http://reumatologia.org.br/mural/arquivos/LES_Cartilha_PDF_COMPLETO_2011.pdf

Cartilha de Osteoartrite
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20osteoartrite.pdf

Cartilha de Osteoporose
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20osteoporose.pdf
Cartilha da Síndrome do Anticorpo Fosfolipideo
http://reumatologia.org.br/userfiles/file/Cartilha%20saf.pdf
 
Fonte: http://www.reumatologia.org.br/

Dia 29 de outubro - Dia Mundial da Psoríase - Campanha de Conscientização


A psoríase é uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

Como detectar/Sintomas:

O dermatologista está apto a diagnosticar a doença quando está na pele, através de exame clínico que poderá eventualmente ser complementado por uma biópsia, quando um fragmento da pele é retirado para análise em microscópio.

Vale a pensa ressaltar que muitas doenças se assemelham a psoríase, por isso, em caso de qualquer dúvida, procure um dermatologista. Um diagnóstico incorreto pode gerar confusão com outras doenças de pele e um tratamento inadequado pode piorar as lesões.

A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como:


- cotovelos, joelhos ou couro cabeludo;

- unhas;

- palma das mãos e plantas dos pés;

- por toda a pele;

- articulações (dor ou até mesmo artrite).






IMPORTANTE: A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.


Tratamento:

Após o diagnóstico feito pelo dermatologista, o mesmo irá indicar o melhor tratamento. Normalmente, nos casos mais leves, são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Em casos mais avançados, são indicados sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável.

A psoríase não tem a cura completa, mas com o tratamento adequado, pode ser reduzida. Siga as orientações do seu dermatologista e viva a vida sem medo.

A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade em sua vida.





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apnéia do sono pode causar disfunção sexual

A apneia do sono provoca interrupções da respiração no meio da noite e afeta mais de 12 milhões de americanos. Cansaço, pressão arterial alta e aumento de peso são alguns dos sintomas mais conhecidos.

Contudo, um número crescente de pesquisas vem descobrindo que a doença também pode prejudicar a intimidade, causando disfunção erétil nos homens e perda de libido nas mulheres.

Os cientistas suspeitam que a causa disso esteja relacionada aos hormônios sexuais, como é o caso da testosterona, hormônio que é liberado durante o sono e diminui com a falta dele. Como a apneia provoca o despertar intermitente e a falta de sono crônica, talvez a doença tenha relação direta com a redução dos níveis desses hormônios, causando a disfunção sexual.

No estudo mais recente sobre o assunto, publicado mês passado na revista The Journal of Sexual Medicine, os cientistas compararam 80 mulheres com apneia obstrutiva do sono, com idades variando de 28 a 64 anos, com 240 mulheres que não possuíam a doença. Eles descobriram que entre as pacientes com apneia as taxas de disfunção sexual eram significativamente altas. As descobertas refletiram estudos anteriores sobre mulheres e apneia.

Em outro estudo realizado em 2009, os pesquisadores procuraram por indícios de problemas sexuais em 401 homens que compareceram a uma clínica com suspeita de sofrer de apneia do sono. Entre os que receberam o diagnóstico, aproximadamente 70 por cento também sofriam de disfunção erétil, comparados aos 34 por cento que não possuíam a doença.

A parte positiva é que o tratamento pode mudar essa situação. Os pacientes que são operados para corrigir anomalias faciais que contribuem com a apneia observam melhorias nas relações sexuais, bem como os que passaram a usar máscaras, que auxiliam na respiração ao gerar uma pressão positiva contínua nas vias aéreas.

Paraplégico dá os primeiros passos após transplante pioneiro na Bahia

Policial militar voltou a movimentar as pernas após nove anos. Foram usadas células-tronco mesenquimais retiradas do próprio paciente.

Após seis meses do transplante de células-tronco realizado em Salvador, o major da Polícia Militar, Maurício Ribeiro, deu os primeiros passos. Ele caiu de um telhado e passou os últimos nove anos sem nenhum movimento da cintura para baixo.

"Eu dei o passo e me senti estranho, porque nove anos sem caminhar e perceber que eu estava conseguindo fazer isso sobre minhas próprias pernas. Então, foi uma sensação muito boa", emociona-se Maurício.

A cirurgia foi realizada depois de cinco anos de pesquisa. No procedimento, os médicos retiraram do osso do quadril do próprio paciente células-tronco mesenquimais, que têm grande capacidade de se transformar em diversos tipos de tecido, e injetaram diretamente no local onde a coluna foi atingida.

A técnica pioneira no país foi desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz, no laboratório do Hospital São Rafael, em Salvador, onde está um dos mais avançados centros de terapia celular da América Latina. Dois meses depois de operado, Maurício já se equilibrava sobre as pernas e até pedalava nas sessões de fisioterapia. Os médicos não sabem ainda se ele e os outros 19 pacientes que serão submetidos ao mesmo tratamento vão voltar a andar normalmente, mas já comemoram os resultados.

"É muito gratificante, e não somente isso, saber que isso é apenas uma ponta de iceberg, que com os resultados positivos nós podemos expandir essa técnica para um número maior de pacientes no futuro, além de continuar pesquisando formas de aprimorá-la", pontua Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião.

Em entrevista, o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça dá detalhes sobre o tratamento, confira no vídeo ao lado.

A família do policial militar nunca perdeu a esperança. "Quando aconteceu essa cirurgia, eu tive certeza de que Deus estava com a gente e que ele ia conseguir andar", declara Márcia Ribeiro, esposa de Maurício.

"Para quem não tinha nenhuma perspectiva, e hoje eu já tenho uma perspectiva de estar no andador, dando os primeiros passos, já é sinal de que alguma coisa está acontecendo, e daqui para frente acho que só tende a melhorar", espera Maurício.


http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/10/paraplegico-da-primeiros-passos-apos-transplante-pioneiro-na-bahia.html

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alongamento e ioga ajudam com dores na lombar

Estudo revela que os dois exercícios são similares no combate ao tipo de dor

Pessoas que sofrem de dores crônicas na lombar sentiram os mesmos benefícios após a prática da ioga sob orientação de professores treinados em comparação com as que tiveram aulas de alongamento, destacou um estudo divulgado nos Estados Unidos.

As descobertas foram publicadas na edição desta segunda-feira dos Archives on Internal Medicine, periódico da Associação Médica Americana.

"Nós descobrimos que as aulas de ioga são mais eficazes do que um livro de auto-ajuda, mas não são mais eficazes do que aulas de alongamento", disse a chefe dos estudos, Karen Sherman, pesquisadora sênior do Group Health Research Institute em Seattle.

"Nós esperávamos que a dor fosse mais abrandada com o ioga do que com o alongamento, sendo assim nossas descobertas nos surpreenderam", afirmou.

O mesmo grupo de cientistas fez um teste menor em 2005 baseado em uma amostra aleatória de 101 adultos. O estudo sugeriu que o ioga era o melhor remédio para dores lombares porque as pessoas que praticaram esta atividade física usaram menos analgésicos e tiveram melhor desempenho físico.

Este estudo, mais aprofundado, foi feito com uma amostra de 228 pessoas em seis cidades do estado de Washington (oeste), e enquanto ficou demonstrada uma liderança sutil das aulas de ioga, a diferença não foi suficiente para ser estatisticamente relevante.

Os indivíduos assistiram a 12 aulas semanais com duração de uma hora e 15 minutos cada.

O ioga praticado foi do tipo conhecido como Viniyoga, no qual as posturas são adaptadas para a condição individual dos alunos. As aulas foram ministradas por instrutores com mais de 500 horas de treinamento.

As aulas de alongamento foram dadas por fisioterapeutas licenciados, e alguns exercícios de força foram incluídos.

O terceiro grupo recebeu um livro de auto-ajuda com dicas para aliviar a dor nas costas.

"A disfunção relacionada às costas diminuiu com o passar do tempo em todos os grupos", destacou o estudo, ressaltando que quando comparados com o livro, o grupo que praticou ioga relatou um desempenho melhor entre 12 e 26 semanas.

O grupo que praticou alongamento relatou performance superior em 6, 12 e 26 semanas. Em nenhum ponto do acompanhamento da pesquisa foi encontrada uma diferença significativa entre o grupo que praticou ioga e o grupo que fez alongamento.

"Nossos resultados sugerem que tanto o ioga quanto o alongamento podem ser opções boas e seguras para as pessoas que querem praticar atividade física para aliviar a dor moderada na lombar", disse Sherman.

Fonte: http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000464410

Álcool para menores é proibido - Campanha



O Governo do Estado de São Paulo quer assegurar à criança e ao adolescente a proteção de sua saúde e qualidade de vida futura, prevenindo danos relacionados ao consumo de álcool e uma possível incapacidade de atingir seus objetivos familiares, profissionais e sua inserção social.

Mesmo proibida para menores, a ingestão de álcool por adolescentes cresceu nos últimos anos e é hoje um grande problema de saúde pública. Estudo realizado em 1996 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo em dez estados brasileiros, mostrou que 19% dos jovens entre 10 e 18 anos tomavam bebida alcoólica mais de seis vezes por mês. Em 1989, esse índice era de 14%. Os que consumiam álcool cerca de 20 vezes por mês passaram de 8% para 12%.

Entre maio e julho de 2011, uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo pelo Instituto Ibope apontou que 94% dos adultos e 88% dos adolescentes acham fácil, ou muito fácil, menores de 18 anos conseguirem bebidas alcoólicas. E que 39% já compraram bebidas pessoalmente.

Ou seja: há a necessidade de controle pelos governantes por meio de fiscalização constante. A Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011, regulamenta no Estado de São Paulo o trabalho de fiscalização e controle para que seja cumprida a proibição de se vender, oferecer, fornecer, entregar ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

A quem se aplica?

A nova lei aplica-se a bares, restaurantes, casas noturnas, casas de espetáculos, lanchonetes, padarias, lojas de conveniências, adegas, feiras, eventos e afins. Esses locais não poderão vender, oferecer ou entregar bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e deverão cuidar para que as bebidas não sejam consumidas por menores, mesmo acompanhados de pais, responsáveis ou qualquer outro adulto.

Legislação no mundo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, cerca de 11% das pessoas que bebem têm ao menos um episódio de consumo excessivo por semana.

Dentro desse contexto, os homens são os campeões: para cada mulher que abusa da bebida, quatro homens fazem o mesmo. O levantamento feito pela entidade indica que homens brasileiros bebem até 24,4 litros de álcool por ano, enquanto que a média no mundo é de 6,1 litros. Já as mulheres, bebem 10 litros, em média.

Desde 1999, cerca de 34 países aderiram a algum tipo de política pública contra o consumo abusivo de álcool. Na Europa, por exemplo, o consumo excessivo de álcool constitui grave problema de saúde pública que continua a atingir um número crescente de pessoas.

Calcula-se que 7,4% dos problemas de saúde e morte prematura na União Européia tenham origem no consumo excessivo de álcool. Os jovens são especialmente afetados: o abuso do consumo de bebidas alcoólicas é a causa da morte de 10% das moças e 25 % dos rapazes, entre os 15 e os 29 anos de idade.

Para reduzir os danos causados pelo abuso de álcool, a UE definiu como estratégia cinco prioridades: proteger os jovens e as crianças; lutar contra a condução em estado de embriaguez; reduzir os efeitos nocivos do consumo de álcool pelos adultos; realizar ações de sensibilização; e recolher dados confiáveis para pesquisas.

A Campanha

Nesta 1ª etapa de implantação da lei de prevenção e combate ao consumo de álcool na adolescência, o governo estadual vai desenvolver uma série de peças publicitárias educativas sobre a medida, que tem como objetivo proteger a saúde dos jovens.

A partir dos 30 dias depois de sancionada a lei, os fornecedores de produtos ou serviços no Estado deverão ter afixado avisos de proibição de venda, oferecimento e permissão de consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade, com indicação da nova lei. Além disso, é preciso orientar os funcionários para que informem permanentemente aos consumidores sobre a restrição e exijam documento oficial com foto para comprovar a maioridade do interessado em consumir bebida alcoólica.

Males do álcool na adolescência

O uso abusivo do álcool é especialmente fatal para os jovens, além de ser a causa principal de morte em homens entre 15 e 59 anos. Segundo a OMS, 320 mil pessoas entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo anualmente de causas relacionadas ao consumo do álcool.

De acordo com o relatório Global Status Report on Alcohol and Health (Relatório da Situação Global sobre Álcool e Saúde), divulgado pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do consumo de álcool – número maior que as mortes causadas pela AIDS, tuberculose ou violência física.

Em 2004, conforme dados publicados pela ONU, o álcool já era considerado o principal causador de 60 tipos de doenças e ferimentos. Entre a lista de mazelas causadas pela bebida estão cirrose, epilepsia, envenenamento e diferentes tipos de câncer – entre eles, câncer colorretal, mama, laringe e fígado.

Só no Estado de São Paulo, uma pessoa é internada por problemas decorrentes do uso do álcool a cada 20 minutos, segundo levantamento da Secretaria da Saúde. Os motivos vão desde intoxicação por abuso pontual até cirrose alcoólica, problemas cardíacos e câncer.

Em menores de 18, o uso intensivo e crônico de álcool pode ter um efeito ainda maior, levando à demência. E, em todas as idades, o consumo excessivo aumenta o risco de perda do volume cerebral, uma vez que afeta diversas áreas do cérebro, como córtex cerebral, sistema límbico, cerebelo, hipotálamo e glândula pituitária e medula.

Entre as conseqüências, principalmente a curto prazo, também estão: mal-estar físico e psíquico, perda do controle, comportamento antissocial, enjoo, vômitos, tontura, ressaca, dor de cabeça e depressão.

Faça sua denúncia pelo telefone
0800 771 3541


Folder com informações:

domingo, 23 de outubro de 2011

Comissão aprova piso de R$ 4,6 mil para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou ontem proposta que institui piso salarial de R$ 4.650,00 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A medida está prevista no Projeto de Lei 5979/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO). Pela proposta, esse valor será reajustado no momento de publicação da lei e a cada ano, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A proposta de piso é relativa a uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, fixada pela Lei 8.856/94. De acordo com o relator do projeto, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ), a medida deve ajudar a resolver o que ele considera um dos maiores problemas do setor de saúde: os baixos salários, que, segundo ele, têm reflexos na qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Equipes multidisciplinares

Dr. Paulo César destaca também a importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas equipes multidisciplinares de saúde: “São profissionais indispensáveis, já que executam e planejam ações com a finalidade de recuperar a capacidade e a funcionalidade dos indivíduos para a realização das atividades no cotidiano, orientando-os nos autocuidados, na alimentação, no trabalho e no lazer”.

Tramitação

A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'

Novidade sobre o piso salarial do fisioterapeuta

PL 5979/2009
Projeto de Lei

Situação: Aguardando Designação de Relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

Identificação da Proposição

Autor

Mauro Nazif - PSB/RO

Apresentação

03/09/2009

Ementa

Acrescenta dispositivo à Lei nº 8.856, de 1º de março de 1.994, a fim de dispor sobre o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Explicação da Ementa

Fixa em R$ 4.650,00 (quatro mil, seiscentos e cinqüenta reais) o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Indexação

Alteração, lei federal, fixação, piso salarial profissional, profissão, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, reajuste, (INPC).

Informações de Tramitação

Forma de Apreciação

Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II

Regime de Tramitação

Ordinária

Despacho atual:

Data Despacho

14/10/2009 Às Comissões de Seguridade Social e Família; Trabalho, de Administração e Serviço Público;

Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD)

Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II

Regime de Tramitação: Ordinária

Última Ação Legislativa

Data Ação

19/10/2011 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF )

Aprovado o Parecer contra os votos dos Deputados José Linhares, Lael Varella, André Zacharow, Darcísio Perondi, Elcione Barbalho e Marcus Pestana.

20/10/2011 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP )

Recebimento pela CTASP.


Transcrito do site: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=448332

Top 100 Blogs - TOPBLOG

É com muita alegria que escrevo este post pra dizer que este blog, meu blog, ficou entre os 100 melhores blogs de saúde e está classificado para o segundo turno no prêmio topblog. Para votar, por favor, votem, indiquem para os amigos e inimigos votarem, é só clicar no link abaixo ou na imagem na barra lateral do blog.


Obrigada por terem colocado meu blog entre os 100. Juntos poderemos chegar ainda mais longe.
Conto com a colaboração de todos os seguidores, amigos, parentes, colegas... No dia 30/10 sai a lista top30.
 
 

 



Campanha Mundial AVC 2011



A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral.

Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Atrás dos números são vidas reais. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa e lançou no ano passado a campanha de 2 anos "Um em cada seis" no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.

O objetivo da campanha é colocar a luta contra o Acidente Vascular Cerebral como tema central da agenda global de saúde. O tema "Um em cada seis" foi escolhido pelos líderes da WSO para destacar o fato de que no mundo de hoje, um em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.

A campanha "Um em cada seis" comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados a longo prazo. A campanha de dois anos tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.

2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.

3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.

4. Limite o consumo de álcool.

5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.

6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

O AVC é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a quinta causa principal causa dos 15 aos 59 anos. O AVC também afeta crianças, incluindo recém-nascidos. A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de acidente vascular cerebral. Na verdade, o AVC é responsável por mais mortes anualmente do que os atribuídos à Aids, tuberculose e malária juntos - três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e que, consequentemente, provocou líderes mundiais , governos e diversos setores da sociedade civil para agir.

No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. A Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia estão unidas nesta luta e de 23 a 29 de outubro de 2011 farão campanhas de alerta para a população em todo o país.

Participe das ações desta campanha fazendo contato pelo email contato@redebrasilavc.org.br. O material para a campanha será fornecido.

 
Fonte: http://www.redeavc.org.br/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ataque Cardíaco - apnéia do sono aumenta o risco de complicações, diz estudo

A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é caracterizada por episódios recorrentes de pausas da respiração decorrentes da obstrução da faringe, estrutura localizada na garganta.As consequências imediatas são quedas da concentração de oxigênio no sangue e um sono fragmentado e superficial.

Além de poder causar vários sintomas, incluindo ronco, sonolência excessiva diurna, perda de memória e importante piora da qualidade de vida, existem evidências crescentes que a SAOS deve ser encarada como uma doença que aumenta o risco cardiovascular.

Pesquisadores brasileiros investigaram se a presença de sintomas compatíveis com SAOS, em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA), conhecida popularmente como ataque cardíaco, prediz o risco de complicações cardiovasculares durante hospitalização.

Um grupo de 200 pacientes com diagnóstico de SCA foram avaliados pelo Questionário de Berlim (QB). O QB é utilizado para avaliar a probabilidade da presença da SAOS.Os pacientes eram classificados como alto ou baixo risco de SAOS.

Foi testado se subgrupo de alto risco para SAOS apresentaria uma maior tendência à complicações cardiovasculares como angina recorrente, insuficiência cardíaca (coração fraco) ou acidente vascular cerebral (derrame cerebral) durante a hospitalização.

Noventa e quatro (47%) dos pacientes identificados pelo QB apresentavam suspeita de SAOS.Alto risco para SAOS estava associado com uma maior incidência das complicações cardiovasculares citadas acima.

Os autores do estudo concluíram que o uso de um questionário simples e validado (QB) para identificar pacientes com risco mais elevado de SAOS pode ajudar a prever complicações cardiovasculares durante a hospitalização de paciente vítimas de um ataque cardíaco.



Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

http://portaldocoracao.uol.com.br/infarto-do-miocardio/ataque-cardiaco-apneia-do-sono-aumenta-o-risco-de-complicaces-diz-estudo

Dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate à Osteoporose


A osteoporose é uma doença osteometabólica que se caracteriza pela descalcificação progressiva da densidade óssea, popularmente conhecida como ossos porosos ou ocos. Silenciosa e sem cura, a doença surge por vários motivos e interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes: pode causar fraturas e alterações na caixa torácica, causando dificuldade de respiração, dor intensa, perda de altura e até mesmo a morte.

A doença é um grande desafio para a saúde pública. Não é uma doença apenas das classes mais favorecidas; alguns fatores que predispõem à osteoporose são: menopausa, idade avançada, histórico familiar, constituição física magra, baixa ingestão de cálcio, diabetes, falta de exposição à luz solar, sedentarismo, fumo e consumo excessivo de álcool e café.

Sua maior incidência recai sobre as mulheres. Após a menopausa, as células que reabsorvem o osso, chamadas osteoclastos, são mais estimuladas devido à redução dos níveis de estrógeno no organismo. No entanto, temos observado o crescimento de casos entre os homens também;

É fundamental prevenir a primeira fratura, porque cerca de 20% dos pacientes apresentam uma segunda ocorrência no ano seguinte à primeira queda;

Nos próximos 50 anos, deve dobrar o número de fraturas de quadril em homens e mulheres devido à osteoporose. Esta vai ser a doença do século porque estamos vivendo mais.



PREVENIR É A MELHOR OPÇÃO

Hoje, a melhor ferramenta de diagnóstico para a osteoporose é o exame de densitometria óssea, que avalia o conteúdo mineral do osso. Fazem parte do grupo de risco da doença pessoas com predisposição genética, mulheres na pós-menopausa e pacientes que tenham sofrido fraturas, tenham idade avançada ou façam uso de corticosteróides, anticonvulsionantes, anticoagulantes, além dos portadores de doenças inflamatórias crônicas;

Para prevenir e tratar a osteoporose, além do uso de medicamentos, é possível investir numa dieta rica em cálcio, fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura e prevenir quedas, além de expor-se ao sol - o que promove a síntese da vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio e para a mineralização do osso.

No Brasil, 51 milhões de pessoas têm mais de 55 anos de idade. Desse total, 15 milhões são portadores de algum tipo de osteoporose.

Calcula-se que, após a menopausa, uma em cada três mulheres desenvolvem a doença. Entre os homens a frequência é de quase 10% após os 65 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, o Governo gasta por ano quase R$ 50 milhões apenas com internações decorrentes de fraturas de fêmur, uma das principais conseqüências da osteoporose.

Além disso, de 10% a 20% dos pacientes tornaram-se incapacitados após uma fratura de quadril, enquanto de 15% a 40% foram internados e de 20% a 35% faleceram.
Abaixo vídeo da camapanha de combate à osteoporose.

 
Fontes: http://www.blog.saude.gov.br/parceiro-digital-dia-mundial-de-combate-a-osteoporose/

http://www.sbdens.org.br/
 
http://www.sejafirmeforte.com.br/sobreacampanha.html
 
http://www.caminhadaosteoporose.com.br/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Esporte Espetacular - Super-Humanos - Americana Surpreende Cientistas c...

Dia 18 de outubro - Dia do Médico

Uma homenagem do CFM- Conselho Federal de Medicina e dos CRMs - Conselhos Regionais de Medicina a todos os médicos.

17 de Outubro de 2011 - Dia Mundial Contra a Dor

Dia 17 de outubro de 2011, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) comemora o Dia Mundial Contra a Dor. A iniciativa faz parte de uma campanha mundial com foco no tratamento da dor crônica, que acontece em todo o mundo no mesmo dia e foi idealizada pela International Association for the Study of Pain (IASP). A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o tema, cada ano enfocando um aspecto diferente. Desta vez, o tema é a Dor de Cabeça.



















Quem nunca teve dor de cabeça? Estudos populacionais mostram que mais de 90% da população mundial teve ou terá pelo menos uma dor de cabeça na vida e 50% as tem regularmente. Nesses casos a cefaleia é responsável por perda de 4 a 5 dias de trabalho, ou lazer ao ano, e diminui a qualidade de vida, sendo considerada uma questão de saúde publica.

Dentre as cefaleias, a mais incapacitante é a enxaqueca, uma doença familiar que acomete 15% da população, nas idades mais produtivas da vida. É mais frequente entre as mulheres, sendo relacionada, na maioria delas, ao ciclo menstrual. A enxaqueca é uma doença benigna, mas às vezes pode gerar complicações: provocar crises epilépticas, acidentes vasculares cerebrais e torna-se diária. Quando é diária, leva ao uso abusivo de analgésicos com efeitos colaterais graves, tais como hemorragias gástricas, doenças hepáticas, renais e anemias com diminuição das defesas do organismo contra infecções. O neurologista José Geraldo Speciali, coordenador científico do Comitê de Cefaleia da SBED, é enfático: “As cefaleias devem ser tratadas, mesmo as menos frequentes. Nos últimos 20 anos, os avanços nesse sentido foram enormes e hoje nenhum médico diz ao pacientes uma frase que era comum anos passados: você tem que se acostumar a viver com sua dor de cabeça!”

Após o dia, campanha do Ano Mundial Contra a Dor de Cabeça será realizada no país até outubro de 2012, pela SBED, divulgando de forma ampla o tema dor de cabeça ou cefaleia. “Queremos alertar e estimular mais as discussões sobre o tema em todo o Brasil, chamando a atenção das autoridades sanitárias e, principalmente, de quem sofre em silêncio por desconhecer a doença”, afirma João Batista Santos Garcia, presidente da SBED.

Fonte: http://www.dor.org.br/

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comida para todos

Esta é a campanha Comida para Todos. A ação é uma parceria entre a Ticket® e a ONG Banco de Alimentos com o objetivo de garantir alimentação àqueles que mais precisam, além de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação. Comida para todos pretende ser uma grande rede solidária e, por isso, sua participação e engajamento é de grande importância para essa ideia dar certo.

Sempre que uma pessoa curtir a fan page Comida para todos, a Ticket® estará doando, automaticamente, R$ 1 real para a ONG Banco de Alimentos que, por sua vez, continuará seu projeto: garantir as três refeições diárias para mais de 22 mil pessoas, durante um ano. Por isso, quanto mais gente curtir, maior o valor doado e mais pessoas são alimentadas.

Divulgue para os seus amigos, compartilhe essa boa ideia e alimente a cidadania!


sábado, 15 de outubro de 2011

Horário de Verão


Começa hoje o horário de verão! Não esqueça de adiantar seu relógio em uma hora. O horário de verão existe para tentar reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico e com isso aumentar o uso de luz natural visto que escurece mais tarde.

Dia 15 de outubro - Dia do Professor

Hoje é dia do Professor! Pra mim, dia do professor é todo dia. São eles que nos ensinam, motivam, auxiliam em todos os momentos durante nossa vida escolar. São exemplos a serem seguidos e acho que devemos valorizar mais essa figura tão importante e atualmente desvalorizada.

A todos os meus professores, mestres, que me ensinaram muito ao longo dos anos de vida estudantil e ainda ensinam a cada dia, o meu muito obrigada e minha singela homenagem em desejar um Feliz Dia do Professor!



Dia 14 de outubro - Dia Mundial de Lavar as Mãos




http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/lavarasmaos.html

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reynaldo Gianecchini - Movimento Contra O Linfoma

Depoimento do ator Reinaldo Gianechini sobre seu diagnóstico de Linfoma.
Um exemplo de coragem.

Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional - 13 de outubro


Algumas imagens, mensagens, cartões em homenagem a este dia tão lindo... rsrs
Ao meu dia... Dia do Fisioterapeuta!








Dia 13 de outubro - Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Em 1969, foi promulgado o Decreto-Lei 938, que regulamenta as profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional no Brasil.
Hoje, 42 anos depois, o dia do fisioterapeuta serve para mostrar a todos a necessidade desses profissionais na nossa sociedade e felicitá-los pelas conquistas diárias dessa tão bela profissão.
A todos os amigos e colegas de profissão, fisioterapeutas, os meus parabéns pelo nosso dia!

terça-feira, 11 de outubro de 2011


VI CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Sexta-feira, 28 de Outubro 2011

07:30 Inscrições / Entrega de Material
08:00 Solenidade de Abertura
08:30 Interação Cardiopulmonar durante a VM
Ft. Luiz Rogério de Carvalho Oliveira - ISCMSP / Hosp. Alemão Oswaldo Cruz
09:15 Insuficiência Respiratória
Dra. Daniela Pino Vinho - ISCMSP / Hosp. Samaritano
10:00 Intervalo
10:30 Equilíbrio Ácido-básico
Dr. Fabiano Hirata – ISCMSP / Hosp. Paulistano
11:30 Via Aérea Artificial
Dr. Fabiano Hirata – ISCMSP / Hosp. Paulistano
12:15 Almoço
13:30 Princípios Básicos da VM e Mec. Respiratória
Ft. Elaine Cristina Poletti Dias – ISCMSP
14:15 Novas Tecnologias em VM: Trackcare 72 horas associado com filtro totalmente hidrofóbico
Enf. Marisa Penha - CEI
14:35 Modos e Modalidades Ventilatórias
Ft. Taciana Gaido Garcia Verneck - ISCMSP
15:15 Intervalo
15:45 Situações Práticas em Ventilação Mecânica
Ft. Vinicius Torsani - Hosp. Alemão Oswaldo Cruz
16:30 Desmame Ventilatório
Ft. Juliana P. Miguel – ISCMSP/ Hosp. Estadual Sapopemba
17:15 Ventilação Não-Invasiva
Ft. Juliana Pelissoni Araújo – ISCMSP / Hosp. Samaritano
18:00 Terapia de Alto Fluxo
Ft. Ana Carolina Valle- Fisher&Paykel / Newmed

Sábado, 29 de Outubro 2011

08:00 Ventilação Mecânica na SDRA
Ft. Marta Cristina Paulete Damasceno – Coordenação da Pós-graduação da Fisioterapia da AMIB
08:45 Recrutamento Alveolar
Ft. Marta Cristina Paulete Damasceno - Coordenação da Pós-graduação da Fisioterapia da AMIB
09: 30 Ajustes da Peep Ideal
Ft. Marcelo Beraldo - FMU SP
10:15 Intervalo
10:45 Sincronia Paciente Ventilador
Ft. Marcelo Beraldo – FMU SP
11:30 High Light em Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica
Dr. Luiz Ricardo Dalbelles - ISCMSP
12:15 Almoço
13: 40 Novas Modalidades Ventilatórias
Ft. Peter Michael Neufeld – Hosp. Alemão Oswaldo Cruz / UNIP
14:15 Ventilação Mecânica na DPOC
Ft. Ademilson Pedrosa Lago - Hosp. Alemão Oswaldo Cruz / UNINOVE
15:20 Ventilação Mecânica em Neurocríticos
Ft. Ademilson Pedrosa Lago - Hosp. Alemão Oswaldo Cruz / UNINOVE
16:05 Ventilação Mecânica no Trauma de Tórax
Ft. Renata Luciana Nogueira Chiari - ISCMSP



Depósito/Inscrição:
Banco Santander – Ag.: 3565 - C.C.: 13000217-9.
Favorecido: Centro de Est. e Pesq. em Fisioterapia da Santa Casa de SP.

Informações no telefone: (11) 2176.1585 de segunda a sexta das 8:00 às 15:30.
Encaminhar comprovante de depósito e de escolaridade e a ficha de inscrição para o e-mail: cursosfisioterapia@santacasasp.org.br

Valores do Curso:
Até o dia 17/Out  Acadêmicos - R$ 160,00 e Profissionais - R$ 200,00
Após o dia 18/Out  Acadêmicos - R$ 200,00 e Profissionais - R$ 240,00
OBS: Inscrições até 25/Out/2011
Confirme sua inscrição enviando comprovante de depósito, juntamente com seus dados por e-mail ou fax.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Organização:
Setor de Fisioterapia ISCMSP
Profª Drª Nilza Aparecida de Almeida Carvalho (Chefe)
Ft. Luis Rogério de C. Oliveira
Ft. Tatiana Gaido Garcia
Ft. Elaine Cristina Poletti Dias

DIVULGAÇÃO: http://www.fisiorespiratoria.com.br/

Link para inscrição: http://www.fisiorespiratoria.com.br/VISCSPVM.ASP#TEMA%20LIVRE

Dia 11 de outubro - Dia Mundial de Combate à Obesidade

No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia. O excesso de peso faz milhares de vítimas todos os anos, por isso a data tem o objetivo de conscientizar a população a mudar os hábitos alimentares e estimular medidas preventivas.


A obesidade é uma doença crônica que precisa ser tratada com a união entre reeducação alimentar, atividade física e, quando necessário, apoio psicológico. Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 30, o que caracteriza obesidade tipo I. Esse fator pode desencadear problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, disfunções cardíacas e nas articulações, entre outras.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, 80% das pessoas que tem diabetes são obesas. Segundo dados recentes, 24% da população adulta dos Estados Unidos tem síndrome metabólica, uma complicação decorrente da obesidade. Eles são o país que tem a situação mais complicada: 61% da população, a partir de 25 anos, tem sobrepeso (IMC entre 25 e 30).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,6 bilhão de adultos no mundo está com excesso de peso e ao menos 400 milhões desses são obesos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença já atinge 11% da população brasileira, sendo que a cada dez crianças em idade escolar, três são obesas. E se os hábitos não forem revistos, o número de obesos pode crescer ainda mais, já que mais de 40% dos adultos apresentam sobrepeso.


Segundo a Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade, uma criança obesa tem até 30% de chances de se tornar um adulto obeso, o que significa que, no Brasil, grande parte da população poderá ser obesa daqui a alguns anos.

Pasmem, um obeso de 20 anos poderá ter a vida encurtada em 15 anos.

Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso supera 20% do peso considerado ideal. Através do cálculo de Índice de Massa Corpórea, IMC- é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.  Para calcular seu IMC é necessária aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. Divida seu peso (em kg) pela sua altura ao quadrado (em m). O ideal é estar entre 20 - 25. Acima de 25 é considerado sobrepeso e acima de 30 - obesidade. Aqui no blog, na barra lateral tem uma calculadora de IMC.

Obesidade Infantil - animação especial

Dia 11 de Outubro - Dia do deficiente físico

11 de Outubro - dia do deficiente físico.


Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental.

Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.

O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.
 
 
 
Sofremos tanto pelo tão pouco que não temos, que gozamos pouco da imensidão daquilo que possuímos… (Reflita)

sábado, 8 de outubro de 2011

Pare de reclamar! Há pessoas com problemas maiores, acredite!


"A dor é o preparo. A semente passa por todo um processo de crescimento, mas ela sabe que, se não deixar de ser o que é, não atingirá seu objetivo. Não desista. Sei que está apertado, que você está achando que está difícil, mas a dor faz parte do processo e não pode ser em vão. O que você faz com a sua dor? Faz um quadro, faz música? A genialidade está em transformar a lata velha em ouro, porque, ou a dor me destrói, ou eu a transformo em processo de ressurreição."

*Padre Fábio de Melo

Jogador desloca o cotovelo em jogo de futebol americano





LaMichael James, running back de Oregon, fazia uma partida memorável contra Cal. Mas, ao carregar a bola pela 30ª vez no jogo, caiu de mal jeito ao se chocar com a defesa adversária e deslocou seu cotovelo direto, em uma daquelas cenas que dói até em quem está assistindo.

A imagem é forte, mas James não teve nenhuma fratura e tem chance até de voltar a atuar na próxima semana. “Sou forte, sou um guerreiro e nunca vou desistir”, disse o jogador.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curso de Bola Terapêutica - Vita


Curso de bola terapêutica
Dia 22 de outubro
Local: Ginásio do Ibirapuera
Horário: 8h às 18h
Investimento: $300,00 - profissionais e $250,00 - estudantes.

Mais informações e inscrições: www.vita.org.br

Doe leite, doe vida!

A Semana Mundial da Amamentação (SMAN) ocorreu entre os dias 1º e 7 de agosto e o tema de 2011, sugerido pela WABA (Aliança Mundial para ação em Aleitamento Materno) é “Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D”. A ideia é levar a amamentação a uma nova dimensão, torná-la uma experiência mais interativa e participativa.


Para incentivar o aleitamento materno, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria disponibilizam diversas peças: cartaz, folder, spot e filmes com foco no apoio e incentivo a amamentação, além de dicas de como amamentar.

O leite materno é um alimento completo. Até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos, mas é bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

A amamentação é uma experiência completa, proporciona a comunicação total entre mãe e filho. Amamentar só faz bem. Espalhe essa ideia. Seja um amigo do peito.

Fonte: Ministério da Saúde

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ANVISA libera Sibutramina e proíbe outros emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a restrição aos medicamentos inibidores de apetite. Reunião da diretoria colegiada da agência no dia de hoje decidiu manter a comercialização e registro da sibutramina, um dos remédios mais vendidos que atuam na redução do apetite, mas com maior controle sobre a prescrição e sobre a utilização do medicamento.


A Anvisa proibiu ainda a comercialização dos medicamentos conhecidos como anfetamínicos e cancelou os registros dos inibidores de apetite anfepramona, femproporex e mazindol.


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,anvisa-libera-sibutramina-e-proibe-outros-emagrecedores,781081,0.htm

Outubro Rosa - Mobilização contra o Câncer de Mama


O 'Outubro Rosa', iniciativa criada nos Estados Unidos há cerca de 10 anos com a intenção de alertar sobre os riscos e a necessidade de prevenção do câncer de mama, será lançado nacionalmente nesta terça-feira, dia 05 de outubro. Para celebrar a data, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, além do Palácio do Planalto, em Brasília, serão iluminados de rosa, cor do movimento. Monumentos e locais simbólicos em outras cidades também ganharão a iluminação especial. No Brasil, a empreitada é coordenada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à saúde da Mama (Femama).

Durante o mês serão promovidas atividades por todo o país. No Rio de Janeiro, a Prefeitura, com o apoio da Philips e do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), disponibilizará, entre os dias 6 e 26, uma unidade itinerante para que as moradoras de Bangu, Santa Cruz, e do Complexo do Alemão realizem mamografias gratuitamente.

A iluminação alertará para os perigos e para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e, embora menos comum, homens também podem ser atingidos.

Ainda segundo o INCA, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, e um dos prováveis motivos é o diagnóstico tardio. Em 2008, ano do último levantamento feito no país, foram registradas 11.860 mortes em decorrência da doença. Das vítimas, 11.735 eram mulheres e 125 homens. Na população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O Instituto Nacional de Câncer, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, participa da mobilização com diversas ações. Uma delas, é o lançamento do folder Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil.

Sintomas e fatores de risco

Além do aparecimento de nódulos no seio e na região da axila, os principais sinais da doença, cuja incidência cresce em mulheres a partir dos 35 anos, são alterações no formato, na coloração e na textura da mama. Os mamilos podem ainda retrair-se, inchar-se ou apresentar secreção.

Para prevenir a enfermidade é recomendado praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar e adotar uma dieta equilibrada, sem o consumo de bebidas alcoólicas. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, com histórico da doença na família e que não tiveram filhos ou foram mães após os 30 anos devem ficar atentas. A exposição excessiva a tratamentos com Raio X e estrógeno também se constituem em fatores de risco. O exame clínico das mamas deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres que têm entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, a mamografia (raio-x das mamas) deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com prescrição médica.

Uma vez constatada a presença de uma lesão suspeita, o médico indicará uma biópsia, que determinará se o tumor é maligno ou não. Caso o resultado seja positivo, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e através de intervenções cirúrgicas para remover o nódulo.

Folder Outubro Rosa:


http://www.inca.gov.br/