quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Acidentes com motos crescem 148% em São Paulo

 
Acidentes com motos passou para mais de 18 mil este ano / Foto: André Porto/Metro Os atendimentos do Corpo de Bombeiros a vítimas de acidentes com motos aumentaram 148,6%, nos últimos dez anos, em São Paulo. Em 2010, foram 18.081 ocorrências, ante 7.271 em 2001. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). A frota de motocicletas na cidade cresceu 118% no mesmo período.

Ligado à Secretaria de Estado da Saúde, o hospital propõe uma série de medidas para a redução do número de acidentes com motos. Entre elas, a necessidade de maior rigor para a obtenção da carteira de habilitação para motocicleta e regulamentação da profissão de motofrete.

O hospital também sugere a inclusão de formação em direção defensiva e exame de habilitação adequado às condições de trânsito que serão enfrentadas pelos motociclistas.
Pesquisa feita pelo HC mostra que apenas 25% dos motoristas de motos aprenderam a dirigir em autoescola.
 
Concordo plenamente em aumentar o rigor para a obtenção da habilitação para motos, e também acho necessária maior fiscalização dos órgãos de trânsito e da polícia para tentar evitar o aumento do número de acidentes e vítimas.
 
 

3 comentários:

  1. Bom, enviando algumas reflexões:

    Eu acho que tudo está ligado á educação, um dos maiores problemas do Brasil, isso se reflete obviamente no trânsito, com falta de respeito, todo mundo só pensando em levar vantagem sobre o outro, para ganhar alguns segundos e claro, isso gera acidentes. Fosse o Brasileiro mais educado e esse respeito refletiria no trânsito e por si só já reduziria os acidentes.

    Os acidentes com motos são mais graves, machucam mais porque nele o condutor está muito exposto, e a moto tem duas rodas, um esbarrão, escorregão pode desequilibrar levando ao chão, fora isso os acidentes são gerais com todos os veículos.

    E sobre a auto escola, acho que nenhuma prepara para o dia-a-dia nesse trânsito caótico do Brasil. Na auto-escola você só aprende a manejar o veículo, já encarar o trânsito real lá fora nenhuma ensina isso. Isso só vem com o tempo mesmo, e os mais cautelosos após tirarem a habilitação vão entrando nesse trânsito aos poucos. Sair da auto-escola e mergulhar de cabeça nele é de fato muito arriscado.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você Gianni Rodrigues. Existem muitas questões a serem abordadas, mas a principal é a Falta de Educação, que infelizmente é quase generalizada. Agradeço sua participação e comentário no blog. Espero que continue por aqui.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir