quinta-feira, 8 de julho de 2010

EPIDEMIK



Epidemik foi originalmente concebida e realizada na França, pela Cité des Sciences et de l’Industrie/Universcience, de La Villette, Paris, em parceria com a sanofi-aventis, o Instituto Pasteur e a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP) e com o apoio da Fundação Villette-Empresas.

A exposição no Brasil é resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, e a sanofi-aventis, com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Epidemik é dividida em dois blocos: o primeiro faz uma retrospectiva histórica das grandes epidemias mundiais, sob o olhar e o testemunho de pessoas de várias partes do mundo, valendo-se de um rico acervo histórico e jornalístico.

No segundo bloco, a exposição revela toda sua originalidade e didática em um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 165m², no qual cerca de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica de forma colaborativa.

Epidemik traz um panorama das principais epidemias mundiais e aborda o comportamento das populações em situações de crise, com destaque para os aspectos sociais e culturais, as descobertas científicas e os avanços nas políticas de saúde pública.

Epidemik revela os desafios que uma epidemia pode impor a uma sociedade e chama a atenção para o papel que cada um, cidadão ou autoridade pública, pode e deve assumir para prevenir situações de calamidade.

Originalmente criada pelo museu La Cité des Sciences et de l’Industrie/Universcience, de La Villette, Paris, Epidemik foi inaugurada na capital francesa em outubro de 2008, e permaneceu até janeiro de 2010, recebendo mais de 300.000 visitantes!

A versão especialmente montada para o Brasil, além de integrar o acervo completo da exposição francesa, incorpora outros temas diretamente ligados à realidade da população do país, como depoimentos, reportagens e outros materiais sobre dengue, meningite, Aids, hanseníase, tuberculose, doença de Chagas e febre amarela, entre outros conteúdos desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz, com o apoio do Instituto Butantan.

Quando: de 02 de julho a 26 de setembro
Terça a sexta-feira, das 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Local: Estação Ciência da Universidade de São Paulo. Rua Guaicurus, 1394 – Lapa – São Paulo, SP

Ingresso: R$4,00
Dias com entrada gratuita para todos: primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês.



Para saber mais, acesse: www.epidemik.com.br

Um comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Liliane e vou realizar uma artroscopia do quadril D no final do mês.
    Gostaria de te contatar por e-mail para verificar a possibilidade de vc fazer a minha reabilitação PO.
    Grata
    liliber1979@gmail.com

    ResponderExcluir