quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chocante e absurdo: Menino de 2 anos de idade fuma 2 maços de cigarro por dia.


O menino indonésio de dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia já é uma provável vítima do vício em cigarros. Segundo a família de Aldi SugandaRizal, ele tem esse hábito desde os 18 meses, quando o pai lhe deu o primeiro cigarro, e fica furioso quando fica sem fumar. De acordo com sua mãe, Diana, o menino é tão viciado que, quando é proibido de fumar, grita e bate com a cabeça contra a parede, além de queixar-se de tonturas e enjoos.

"Ele trata os cigarros como outra refeição", disse Diana. "Eu tento distraí-lo com brinquedos e jogos, mas nada funciona."

Para o pai, Aldi parece muito saudável. Ele não vê problemas no vício do menino, pelo contrário, orgulha-se. "Ele fuma como um adulto. Já aprendeu a soprar anéis de fumaça e sopra fumaça pelo nariz", diz Mohammed.

Vale lembrar que no mundo de hoje, onde buscamos a melhora da qualidade de vida e sabemos de todos os males que o cigarro pode causar, direta e indiretamente, além de alguns avanços na lei, como a que proibe o fumo em lugares fechados, é absurdo vermos uma criança tão pequena viciada e o que é ainda pior, estimulada pelo pai, que deveria saber que isso é errado, e se me permitem a opinião um tanto quanto drástica, um crime. Há alguns estudos mostrando que, quanto mais jovem você inicia o hábito de fumar, mais rápido você se torna dependente.

Começando a fumar tão cedo, Aldi é um grande candidato a ter doenças relacionadas ao cigarro. Em geral, a cada dois fumantes um morrerá por algo relacionado ao cigarro. O vício precoce pode trazer mais risco de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares, entre outras.

De acordo com pesquisas, apesar de a proporção de fumantes em relação à população estar caindo, é crescente o número de mulheres e adolescentes a partir dos 12 ou 13 anos que estão aderindo ao hábito.







Fonte: The sun

Um comentário:

  1. O título da postagem já diz tudo: " Chocante e absurdo".
    É divulgando matérias como a da criança fumante
    que contribuimos, com ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, para a construção de um mundo melhor; e a categoria profissional dos Fisioterapeutas precisa participar de todos os momentos da sociedade.Parabéns pelo exemplo.
    Um abraço.
    Geraldo Barbosa (Blog 14-F)

    ResponderExcluir